Fotografia Clique a Clique – Mês da Exposição Fotográfica

Quero estrear hoje uma nova sessão aqui na nossa conversa fotográfica semanal. De tempos em tempos quero trazer questões pontuais sobre o universo da fotografia, explicações técnicas dos conceitos, sobre equipamentos, guias de uso, dicas práticas sobre as principais técnicas e suas aplicações. Faremos guias passo a passo, ou clique a clique para cada conceito.

Para começarmos bem, durante todo o mês de Novembro vamos estudar uma introdução para um dos conceitos mais importantes da fotografia.

10534206_10204465343063842_6779867813918068465_o
Foto por Luciana Macedo – Photo Dreams

Como conversamos semana passada, a Luz é nossa matéria prima  e dominando suas propriedades, dominamos nosso processo criativo. Mas precisamos domá-la, capturá-la, e nosso instrumento é nossa Câmera.

Vamos desconsiderar os diferentes tipos de Câmeras, os princípios básicos de funcionamento se aplicam desde o seu celular até o sua DSLR de R$18,000 (por que todos temos uma, certo?! não? ok).

O obturador se abre, como uma cortina, a Luz atravessa sua lente entra por uma pequena abertura variável, é projetada num material que registra aquelas informações, o obturador se fecha. Ponto. Esse é o funcionamento de qualquer camera, qualquer! Pronto, acabou, pode ir! (mentira, tem mais sim!)

Esse é o processo conhecido como Exposição Fotográfica. A partir do qual, um material sensível é exposto à Luz que fica registrada. Esse material pode ser um filme com elementos químicos reativos ou um sensor eletrônico. A Exposição Fotográfica tem três variáveis principais: a Abertura do Diafragma, Velocidade do Obturador e Sensibilidade do Sensor (ISO).

A cada semana do mês de novembro vamos estudar um desses temas, e fecharemos com uma explicação sobre como essas três variáveis interferem entre si. E se você é um visitante do futuro, segue aí os links pra cada Post:

  • ISO – Sensibilidade do Sensor
  • Velocidade do Obturador
  • Abertura do Diafragma

Mudando de assunto: Notou que minha foto de capa não foi feita por mim? (jura?) Minha querida amiga e colega de profissão Luciana Macedo, fotógrafa da Baixada Santista especializada em ensaios familiares, grávidas, newborn e eventos, que fez! Clica aí no Link da página do facebook da Photo Dreams,  empresa dela, e vai conhecer um pouquinho do trabalho lindo dessa fotógrafa incrível! Obrigado, Lu!

Photo Dreams por Luciana Macedo

Confira os outros posts da série “Clique a clique”:

Anúncios

6 comentários em “Fotografia Clique a Clique – Mês da Exposição Fotográfica”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s