Cameras e equipamentos – o que é indispensável?

Quando se descobre o amor pela Fotografia, queremos tudo de uma só vez, temos pressa, por isso, hoje trataremos de um assunto mais prático: A câmera. O que eu devo comprar para sair por aí fotografando? O que é essencial? O que é indispensável?

Vamos lá,  abaixo fiz uma lista com os principais tipos de câmeras e suas aplicações.

  • Celulares
Fotografia com Celular
Fotografia com Celular

“O melhor equipamento é aquele que você tem” e quem aí anda sem celular? Você vai ouvir muito isso por aí, essa frase tem suas razões e seus enganos. Compacto, leve, prático, ágil, simples de usar, muitas vezes surpreende na qualidade das imagens. Mas não se engane, o celular não vai fazer tudo por você. Foi assim que eu comecei, e é uma boa forma de aprender e desenvolver muitas habilidades e conhecimentos necessários pra começar entender a fotografia.

Fotografia com Celular
Fotografia com Celular

A praticidade da câmera do celular liberta da complexidade técnica da fotografia e te permite experimentar, e por que não? brincar de fotografar. Assim você desenvolve seu olhar, você fotografa de uma forma divertida e descompromissada, nem que seja só pra postar no instagram (Falando nisso, me segue lá @vichiarello)

  • Compactas (point and shoot)
Câmera Compacta
Câmera Compacta

Seguindo a mesma linha do celular, as câmeras compactas ou point n´ shoot, proporcionam um pouco mais de liberdade criativa e técnica. Muitos dos celulares mais avançados, já alcançam a qualidade de imagem e recursos das câmeras compactas. Mas essa categoria sempre terá um espaço especial.

Câmera Compacta
Câmera Compacta

As câmeras compactas contrapõem a velocidade de compartilhamento dos celulares e te obrigam a parar e observar suas imagens. Aqui você pode começar a escolher com calma o que vai publicar e até mesmo editar suas fotografias abrindo um novo universo de possibilidades da pós produção.

  • DSLR (Semi-profissionais e profissionais)
Câmera DSLR
Câmera DSLR

“SLR” se refere a um sistema de funcionamento de um tipo de câmera fotográfica. A sigla significa “Single-Lens Reflex”, traduzindo: Reflex Monobjetiva, o “D” significa apenas “Digital”. essa sigla descreve o princípio de funcionamento da câmera que possui um jogo de espelhos  para que se observe a imagem exatamente como será captada. Mas deixarei as explicações técnicas para um próximo post. Vamos falar de suas utilidades.

Câmera DSLR
Câmera DSLR

A questão aqui é o quanto você quer aprender sobre fotografia? Mesmo a fotografia sendo apenas um hobby para você, uma DSLR exige domínio técnico do equipamento e muito conhecimento teórico e prático sobre fotografia. Mesmo em modo totalmente automático, essa câmera vai fazer imagens horríveis nas mãos erradas.

DSLR nas mãos do meu irmão (desculpa Fellipe)
DSLR nas mãos do meu irmão (desculpa Fellipe)

Mas se sua intenção é aprender e levar a fotografia, à sério (mesmo como hobby), uma DSLR e todos os equipamentos que acompanham esse sistema proporcionam controle criativo total sobre a luz e a produção da imagem. É aqui que você descobre que fotografia vai muito além de “apenas apertar um botão” como aposto que você também já ouviu.

  • Mirrorless

Uma categoria relativamente nova na fotografia, são câmeras desenvolvidas pensando em formas de mesclar o melhor das câmeras compactas, com o melhor das DSLR. Tem lentes intercambiáveis como as DSLR mas ainda assim são compactas mantendo a facilidade de uso com amplo controle criativo e qualidade de imagem incrível. Muitos fotógrafos profissionais tem experimentado e até mesmo trabalham com  esse tipo de câmera em situações que não exigem rigor técnico.

Ainda existem muitos outros tipos de câmeras e obviamente cada uma tem suas especificidades, cada uma tem seu lugar. Mas a melhor ferramenta que eu  posso indicar não está nas suas mãos. O mais importante para quem gosta de fotografia e quer fazer boas imagens, é o conhecimento. Esse é um investimento que nunca é perdido, não pode ser roubado e não se torna obsoleto. Estude, aprenda e desenvolva seu olhar, essa é a única forma de garantir melhores imagens, apenas isso é indispensável!

 

Anúncios

9 comentários em “Cameras e equipamentos – o que é indispensável?”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s