Fotografia Clique a Clique – Abertura do Diafragma e f-stop

“Uau! Como você faz o fundo ficar embaçado?!”

Além do Tempo de Exposição existe outra forma para controlarmos a quantidade de luz que atinge nosso Sensor

  • O Diafragma

aperture_jatefalei-3O Diafragma é uma estrutura que se encontra na lente da sua  câmera, são folhas sobrepostas de forma circular ao redor de um espaço que permite e controla o tamanho da passagem da luz. Ou seja, o tamanho da Abertura do Diafragma influencia na quantidade de luz que atinge o sensor, sendo uma das formas de se balancear a Exposição.

  • Abertura do Diafragma X Exposição

O Diafragma funciona exatamente como a Íris de nossos olhos, quando estamos num lugar escuro, a íris se dilata e permite maior passagem de luz pela pupila, num lugar claro, nossa íris se contrai diminuindo a quantidade de luz que passa pela pupila. Podemos também realizar um paralelo com uma janela, mais aberta mais luz, mais fechada, menos luz.

Observe as imagens abaixo:

Todas as imagens foram feitas com as mesmas configurações e   iluminação, modificando apenas a abertura do diafragma.

Superexposição: Em aberturas maiores como f1.8 ou f2, permitimos que uma quantidade maior de luz atinja o sensor, pixels de áreas mais claras registram luz em excesso e se tornam totalmente brancos resultando em imagens superexpostas.

Exposição balanceada: Em aberturas médias como f3.2, f4.5 e até mesmo em f6.3, obtemos o resgistro correto e balanceado das informações em todos os pixels da imagem, variando somente na quantidade de luz, ficando à seu critério a leitura que mais te agrada.

Subexposição: Em aberturas menores como f9 ou f11, obtemos um registro insuficiente de luz, resultando em pixels que não conseguiram registrar luz e se mantiveram totalmente pretos. Obtemos imagens subexpostas.

Assim como nos outros casos, a abertura que resultará em uma exposição balanceada depende da quantidade de luz disponível na cena e das configurações adcionais da câmera. Podemos então obter imagens balanceadas em qualquer abertura.

  • F-Stop

Você define na sua câmera o tamanho dessa abertura da sua lente. O tamanho da abertura é medido nas chamadas f-stops, sempre descrito como um “f” acompanhado de um numerozinho (aqui um daqueles momentos nos quais a fotografia gosta de ser confusa só pra ajudar). O numero em questão descreve a abertura, mas como você já deve ter percebido: Quanto maior o número, menor a Abertura. Quanto menor o número, maior  a Abertura.

  • Foco

A Abertura tem funções muito mais complexas que o simples controle de exposição, a abertura define a Profundidade de Campo, define o que estará em foco e o que estará desfocado, e esse é um dos controles mais importantes de se dominar conforme avançamos na fotografia. É isso que mais inquieta o olhar do espectador quando, utilizando-se do foco, um fotógrafo lhe diz exatamente o que você deve olhar. Essas funções ainda serão amplamente debatidas aqui, continue acompanhando!

Observe abaixo:

Nas imagens acima, eu mantive o foco no gatinho, e balanceei as outras configurações da câmera para obter exposições idênticas. Mas observem, em f1.8 eu consigo manter apenas o gato em foco, desfocando a cachaça ao fundo da imagem e os sapatos à frente. Conforme diminuo minha abertura, consigo focar nos três objetos ao mesmo tempo, em f11 os três objetos estão em foco.

  • Na prática

aperture_jatefalei- 16aperture_jatefalei- 15Com aberturas maiores, obtemos uma profundidade de campo menor, e aumentamos o “efeito desfoque” da cena, o que é extremamente útil para isolar um objeto. Por outro lado, para retratar por exemplo, uma paisagem, é necessário manter o máximo possível da cena em foco, o que exige uma abertura menor, com uma profundidade de campo maior.

aperture_jatefalei- 17O domínio da abertura na fotografia tem a função principal de nos permitir o controle sobre o foco e a profundidade de campo. Dificilmente a Abertura será utilizada como principal forma de controle da exposição, mas, ressalto o que disse nos posts anteriores, tudo é questão de realizar uma leitura objetiva e direcionada sobre a cena que se pretende retratar, a fotografia nasce da sua intenção,  e não de acidentes.

Confira os outros posts da série “Clique a clique”:

Anúncios

6 comentários em “Fotografia Clique a Clique – Abertura do Diafragma e f-stop”

Comente este Post

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )