Fotografia Clique a Clique – O Tão Polêmico Modo Manual

Agora sim! Agora você já tem experiência, já fez milhares de fotografias nos modos mais simples e já compreendeu o raciocínio do seu equipamento em cada situação. Já estudou os efeitos de cada variável do triângulo de exposição e suas interações. Ainda não?

Pra começar a se arriscar no tão polêmico Modo Manual é imprescindível estar familiarizado com cada conceito descrito acima. Se você ainda não está, acesse o link abaixo depois volte aqui:

Fotografia Clique a Clique – Exposição Fotográfica

O Modo Manual

IMG_20150624_135130206Fotografar no Modo Manual significa ter o controle independente de cada configuração do seu equipamento, mas não significa que a cada fotografia será necessário reconfigurar cada variável. Para alcançar alguma destreza na operação manual do seu equipamento será necessário se familiarizar com todos os controles possíveis saber identificar as condições de iluminação do momento da foto.

IMG_20150624_134753082Pode parecer que não, mas também é necessário trabalhar a sua coordenação motora de acordo com os controles manuais. Num momento decisivo de um registro, é importante ter respostas rápidas às mudanças e pequenas diferenças das condições de luz. Por isso, a prática e treino constante são tão importantes.

De forma geral, o modo manual é uma forma “mais lenta” de se fotografar. Se faz necessário que o fotógrafo desenvolva a capacidade de antecipar a maior parte das condições do momento do registro mesmo antes do clique. E não apenas as condições de iluminação, é necessário, basicamete, prever o futuro.

Mas todos esses entraves, essas dificuldade que diminuem a velocidade do processo de criar uma imagem tem seus benefícios. Atualmente a fotografia tem se tornado um processo extremamente rápido, veloz, mas todo o processo manual de operar uma câmera, desperta no fotografo uma das capacidades mais importantes e esquecidas da fotografia: A Capacidade da Contemplação.

Que será o tema da nossa próxima semana!

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s