Confeitaria Colombo

No útimo dia 17 de Setembro a Confeitaria Colombo completou 120 anos. E para comemorar, listamos algumas curiosidades dessa confeitaria que é uma verdadeira instituição do Rio. Como por exemplo, em 1905, ela começou a ter a sua própria produção de doces, para competir com os produtos importados. A marmelada foi a primeira a ser produzida em grande escala.

Há também uma verdadeira aula de história por trás…

O seu espaço interno são enormes e reluzem espelhos belgas que imperam o belíssimo mobiliário em jacarandá e suas bancadas são de mármore italiano. São mais de 100 anos de história. Desde 1893 a confeitaria Colombo é o símbolo máximo da belle époque da cidade, que já faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro.

Mas não são só os grandes salões, palco de recepções a visitantes ilustres como a do rei Alberto da Bélgica, e em 1920, a rainha Elizabeth da Inglaterra, já em 1968, ou mesmo políticos, escritores e artistas, que marcaram a história.

Outras curiosidades da confeitaria….

O chá das cinco

Chá_das_5
Não são apenas os ingleses que curtem um chazinho. No Rio, a tradição do chá das cinco foi tão grande, que em 1922 a confeitaria precisou passar por uma reforma para construir o salão superior, já que o salão principal estava pequeno para atender a freguesia

Elevador e claraboia

Elevador_Clarabóia
Foi na reforma de 1922 aliás, que a casa ganhou uma claraboia vinda da França e o elevador que até hoje é ponto obrigatório para foto. Foi um dos primeiros elevadores instalados no Rio. Último grito da moda durante a Belle Époque.

Sorvete real

Sorvete_Real
E quem diria, foi o sorvete de Bacuri, uma fruta do norte do país, feito na Colombo que encantou a Rainha Elizabeth II. Em 1968, um banquete servido a bordo do iate Britannia ofereceu a iguaria para a nobre. Ela gostou tanto, que a confeitaria enviou caixas do sorvete para a sua volta à Londres. O sorvete de Bacuri não está mais no cardápio

Nos vemos semana que vem!

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s