CRITICAR A EMPRESA NO FACEBOOK PODE SER MOTIVO DE DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

facebook_jatefalei

Publicado originalmente por Daniela do Lago em 07/08/15:

Um colega criticou a empresa no Facebook? Não curta, você pode ser demitido

No ano passado, o Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP) considerou válida a decisão de uma empresa, de demitir por justa causa um funcionário por ele ter “curtido” no Facebook posts que ofendiam a empresa e sua sócia.

Alguém duvida que as redes sociais precisam ser encaradas com mais seriedade?

O ato de curtir no Facebook comentários considerados ofensivos à empresa em que trabalha, feitos por outra pessoa, é motivo para demissão por justa causa, pois a Justiça entende que é um ato de concordância com o que foi publicado.

Para a magistrada que proferiu a decisão, frases como “você é louco, cara” e “mano, você é louco”, pela forma como foram escritas, parecem muito mais elogios.

Quando o usuário clica em “curtir” ou “compartilhar” no Facebook, ele está ajudando a divulgar e dar maior visibilidade àquela notícia.

Há responsabilidade dos que compartilham mensagens e dos que nelas opinam de forma ofensiva. É importante frisar que liberdade de expressão não é total e irrestrita, possui limites. O direito de livre expressão não é absoluto, podendo caracterizar abuso quando o discurso é inflamado pelo ódio, raiva ou até em razão de interesses obscuros.

Internautas, portanto, devem tomar muito cuidado com as postagens levianas, ofensivas e mentirosas, pois a pessoa ofendida poderá recorrer-se da polícia e da Justiça para garantir de seus direitos fundamentais, inclusive indenizatórios.

Ver original

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s