Dinheiro, pra que?

dinheiro_jatefalei

Já te falei que há um projeto de lei que pretende extinguir a circulação do dinheiro em espécie?

O projeto de Lei PL 48/15 que esta tramitando na Câmara dos Deputados, se aprovado, extinguirá o dinheiro em espécie e ficará proibida também a sua produção, circulação e seu uso em transações financeiras.

Além disso, o projeto prevê também a permissão de posse de cédulas de dinheiro para fins de registro histórico, e proíbe a cobrança por empresas bancárias e de crédito, de percentual em transações de débito.

O projeto foi apresentado pelo deputado Federal Reginaldo Lopes (PT/MG), e em sua justificação de motivos o deputado informa que “os primeiros benefícios desta proposta e talvez os mais importantes são o combate a violência, a corrupção, a lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas. Como toda transação financeira poderá ser rastreada ficarão quase impossíveis as práticas destes Crimes, pois toda transação seria oficializada através de transações bancárias e as despesas pessoais através do cartão de crédito ou débito. Para a compra ambulante, doações, compras de passagens e tudo mais, bastaria haver caixas eletrônicos, maquinas de cartões, telefones celulares e outros dispositivos que possam ser criados para realizar as operações de uma conta para outra.”

Alguns juristas relatam que mesmo com a aprovação deste projeto de lei, outros métodos serão encontrados, pelos golpistas, para violação da organização fiscal, tributária, atos de sonegação, corrupção, etc.

Há países europeus como a Noruega e Suécia, onde as transações em papel moeda, tiveram uma queda significativa, girando em torno de 4%, mas o dinheiro não deixou de existir.

Sabemos que a tendência no Brasil é de que as pessoas, a cada dia, adotem com maior facilidade esse mundo digital, mas há de ser bem analisado esta questão do fim do uso do dinheiro.

O projeto de lei tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito), e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Eu, particularmente, adoto a mesma posição do autor do projeto, de que a interrupção da circulação do dinheiro em espécie combateria a violência e os roubos às pessoas.

E você, o que acha sobre o fim do dinheiro?

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s