“MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ” VEZES QUATRO

Algumas histórias são tão fortes, tão intensas que merecem ser contadas de diferentes maneiras. Este fenômeno de adaptações acontece frequentemente, desde que o mundo é mundo. Livros viram filmes, séries de televisão viram filmes, filmes viram peças de teatro e por aí vai.

Nos embalos dessas transformações, está Memórias de um Gigolô, obra de Marcos Rey. Como o próprio título da matéria indica, a história já transitou por quatro meios diferentes: começou na literatura em 1968, foi para o cinema em 1970, passou para a televisão em 1985 e hoje – sexta-feira dia 10 de Julho – estreia no teatro, em formato de superprodução musical escrita e dirigida por Miguel Falabella, com músicas compostas por Josimar Carneiro e coreografias de Fernanda Chamma.

A história é ambientada no final dos anos 20 e narra a trajetória do menino Mariano, que após o falecimento de sua tia cartomante Madame Antonieta, passa a viver com Madame Yara, dona de um bordel. Lá, torna-se um aprendiz de gigolô e apaixona-se por Guadalupe, protegida de Esmeraldo, o cafetão profissional da casa.

Na versão teatral, Mariana Rios, Marcelo Serrado e Leonardo Miggiorin estão à frente do elenco de 21 atores, como os protagonistas Guadalupe, Esmeraldo e Mariano respectivamente. Na televisão, os papéis principais foram vividos por Bruna Lombardi, Ney Latorraca e Lauro Corona, enquanto no cinema, Rossana Ghessa, Jece Valadão e Cláudio Cavalcanti assumiram o trio.

Bruna Lombardi, Ney Latorraca e Lauro Corona na minissérie exibida em 1985.
Bruna Lombardi, Ney Latorraca e Lauro Corona na minissérie exibida em 1985.

>
Ainda na versão teatral, Mariana Baltar e Alessandra Verney são Madame Antonieta e Madame Yara respectivamente, as mentoras e responsáveis pelas memórias da infância de Mariano.

Leonardo Miggiorin ao centro, Mariana Rios e Marcelo Serrado ao fundo com o elenco completo em cena do espetáculo "Memórias de Um Gigolô", em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.
Leonardo Miggiorin ao centro, Mariana Rios e Marcelo Serrado ao fundo com o elenco completo em cena do espetáculo “Memórias de Um Gigolô”, em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.

Completando o elenco estão Adriana Capparelli, Adriano Fanti, Alê Limma, Clara Camargo, Fernanda Belinatti, Fernando Cursino, Laura Visconti, Luana Bichiqui, Luiz Pacini, Osmar Silveira, Renata Brás, Ricardo Vieira, Thati Abra e Ubiracy Paraná do Brasil.

Na última semana, a produção recebeu a notícia de que os atores mirins Matheus Braga e Kaleb Figueiredo haviam sido proibidos de atuar no musical pelo Juizado da Infância e da Juventude do Tribunal Regional do Trabalho, alegando que o tema do espetáculo era impróprio para inserir as crianças nesta temática.

Matheus Braga e Kaleb Figueiredo em protesto contra a censura de crianças em espetáculos teatrais com excelente valor artístico, enquanto jovens se despem e cantam palavrões em outros meios.
Matheus Braga e Kaleb Figueiredo em protesto contra a censura de crianças em espetáculos teatrais com excelente valor artístico, enquanto jovens se despem e cantam palavrões em outros meios.
MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ
De Miguel Falabella e Josimar Carneiro
Produção: Sandro Chaim
Coreografias: Fernanda Chamma

Quando: De 10/07 a 30/08
Quintas às 21hs, Sextas às 21h30, Sábados às 18hs e 21h30 e Domingos às 18hs
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2823
Vendas: Ingresso Rápido

Anúncios

2 comentários em ““MEMÓRIAS DE UM GIGOLÔ” VEZES QUATRO”

  1. Precisamos valer valer, principalmente, a Constituição Federal – O respeito à criança. Atuar está em meu sangue!!! Deixem-me viver! Sinto-me mais à vontade no palco – faço dele a extensão de minha casa! A justiça precisa rever esta decisão!

    Curtir

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s