Fotografia Clique a Clique – Modos Semi-Automáticos

Conforme desenvolvemos nosso olhar na fotografia, surge uma necessidade natural de exercer mais controle sobre nossos registros. Mas fotografar no Modo Manual pode ser bem complexo, envolve muitas variáveis, muita prática e raciocínio rápido, é assustador e frustrante para qualquer fotógrafo iniciante. É questão de treino…

ja_te_falei-modos (1)Se você já sente a necessidade de fotografar com mais controle mas ainda se sente inseguro em definir todas as configurações da sua câmera, existe uma opção, um “meio termo”. São os modos Semi-Automáticos.

1006-2015-124371925630743001O funcionamento é simples, mas exige prática. Você fica responsável por escolher uma variável do triângulo de exposição, enquanto sua câmera escolhe as outras. Você define a Prioridade, e sua câmera define as outras variáveis para alcançar o valor de exposição médio.

Prioridade de Abertura

Antes de Continuar: O que é ‘Abertura do Diafragma’?

aperture_jatefalei- 15Neste modo você controla a Abertura do Diafragma e sua câmera define as outras configurações, como a velocidade do obturador. Ou seja: Se você definir uma abertura ampla, sua câmera vai manter uma Alta Velocidade do Obturador, com uma abertura pequena, a velocidade do obturador será a menor possível.

Este modo é útil em momentos nos quais a sua prioridade é definir a profundidade de campo e o foco, mas pode resultar em imagens tremidas ou com arrasto de movimento se a câmera optar por velocidades muito baixas.

Prioridade de Obturador

Antes de Continuar: O que é ‘Velocidade do Obturador’?

obturador_jatefalei-4Neste modo, você define a Velocidade do obturador e a câmera controla as outras configurações. Ou seja: Se você definir uma velocidade maior, sua câmera vai compensar com uma abertura menor, se você definir uma velocidade menor a abertura do diafragma será maior.

Este modo é utilizado para controlar o arrasto de movimento, se estamos fotografando um objeto estático, podemos utilizar velocidades menores, para congelar o movimento de um objeto, é necessario utilizar velocidades maiores.

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s