Fotografia Clique a Clique – Modos Automáticos de Cena

Agora já entendemos as funcionalidades automáticas da nossa câmera. Sabemos que ela pode operar em Full Auto ou podemos indicar para a câmera que naquela situação, o Flash não é bem vindo.

ja_te_falei-modos (6)E existem outras formas de indicar ao nosso equipamento como ele deve operar, são os Modos Automaticos de Cena. Estas funções são encontradas na maioria dos modelos compactos, modelos avançados e DSLRs. Celulares geralmente utilizam apenas os modos automáticos.

Os modos de cena, são configurações pré determinadas para situações que exigem um tipo específico de funcionamento da sua câmera. Ao invés dela “advinhar” o que está sendo fotografado, é você quem “explica” quais as condições que seu equipamento terá que enfrentar, permitindo assim que este escolha as configurações mais apropriadas para aquela cena.

Aqui vale uma visita ao Post que fiz sobre as opções de configuração da câmera e como elas interagem entre si. Vai lá, não vou sair daqui, eu espero você voltar…

Fotografia Clique a Clique – Prioridades e Interação das Variáveis

Agora vamos entender como a câmera funciona nos principais modos de cena:

Modo Retrato

ja_te_falei_cenas-1Esta cena é utilizada para fotografar pessoas, de preferência paradas e cientes que estão sendo fotografadas.

Será mantida a abertura máxima do equipamento com o objetivo de separar o objeto do fundo. Para controlar a exposição, serão ajustados prioritariamente a velocidade do obturador e o ISO. Em ambientes com pouca iluminação, certifique-se que quem está sendo fotografado se mantenha parado e concentre-se em controlar o tremor das mãos, pois o alto tempo de exposição pode resultar em imagens tremidas.  A não ser que a câmera escolha utilizar o flash para congelar a imagem.

Modo Paisagem

ja_te_falei_cenas-2Esta cena pode ser utilizada para fotografar ambientes, tanto externos quanto internos.

Para manter o máximo possível em foco, a câmera vai escolher aberturas menores, o que exige um tempo de exposição ainda maior, ou seja, qualquer movimento será captado. Nesse modo, o flash não pode ser utilizado, já que não teria eficiência além dos primeiros metros de distância da câmera.

Modo Kids

ja_te_falei_cenas-3Esta cena é utilizada para fotografar crianças brincando, mas vale pra cachorros também.

Crianças, e cachorros, se movimento muito e muito rápido, dficilmente você será capaz de manter aquele pirralho de 5 anos parado tempo o suficiente para uma boa fotografia, principalmente em festas ou durante qualquer atividade. Por isso, a abertura será mantida no mínimo possível, a velocidade do obturador será a maior possível, o ISO vai para as alturas, e o flash muito provavelmente será disparado… Aí, não tem erro.

Modo Esporte

ja_te_falei_cenas-4Esta cena é utilizada para atividades esportivas, com movimentação, e normalmente à distância do objeto fotografado.

Novamente, é necessário congelar a movimentação do seu objeto, mas aqui, o flash seria inútil. A velocidade será muito alta, e a câmera tentará compensar com uma ampla abertura. Tentando manter a exposição balanceada, o ISO também será alto. O movimento não será um problema, mas a abertura poderá dificultar na realização do foco.

Modo Macro

ja_te_falei_cenas-5Utilizada para fotografar objetos próximos e estáticos.

Como a movimentação do objeto não é um problema, a velocidade do obturador será baixa, mas a câmera vai tentar manter o máximo possível da cena em foco, por isso, a abertura será baixa. Restringindo a entrada de luz, seu equipamento tentará compensar aumentado o ISO e até mesmo disparando o Flash.

Modo Retrato Noturno

ja_te_falei_cenas-6Utilizado em ambientes escuros, com objetos próximos à câmera.

As configurações serão parecidas com as do modo retrato. Mas sua câmera vai se esforçar também para captar um pouco da iluminação ambiente além da luz do Flash. Essa função é interessante para ambientar o objeto retratado.

Os modos de cena quando bem compreendidos e aplicados, podem oferecer resultados excelentes. Mas é necessário que você se dedique a estudar o funcionameto de cada um para saber quando e a melhor forma de utilizá-los.

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s