Fotografia Clique a Clique – Modo Automático sem Flash

Hoje a dica é simples, bem simples, mesmo assim, muito importante!

Estudamos no post da semana passada como operar nossa câmera no modo Full Auto. (se você perdeu, clique aqui). Vimos que o modo automático vai configurar sua câmera da forma mais óbvia e simples para obter a exposição adequada para o registro, até mesmo disparar o flash.

Screenshot_2015-05-27-12-42-10Mas nem sempre o flash é bem vindo. Por motivos estéticos, técnicos ou simplesmente por educação. Para tais momentos muitos modelos compactos, celulares e mesmo celulares oferecem a opção de fotografar no modo Automático bloqueando apenas a utilização do flash.

Estético

ja_te_falei-auto (2)Toda a iluminação natural do ambiente acaba “destruída” quando o flash dispara. As cores, as diferentes intensidades e todas as nuances da iluminação fazem parte da cena que você quer fotografar se perdem. O flash se sobrepõe a todos esses aspectos e impõe uma luz dura, direta e fria à cena.

Técnico

ja_te_falei-auto (7)Todo Flash possui limitações. A principal delas é a relação Distância X Intensidade. Quanto mais distante da cena, mais dissipada a luz e o Flash perde em intensidade e eficiência na iluminação da cena. Por exemplo, em um show, ou apresentação de teatro, QUE O REGISTRO FOTOGRÁFICO SEJA EXPRESSAMENTE PERMITIDO (desculpe o grito), o flash será inútil. Ao disparar, tudo o que estiver próximo à câmera será iluminado, o que está distante, não será alcançado pelo flash.

Os Flashes mais simples são eficientes entre 3 e 5 metros da cena.

Educação

Aqui um ponto importantíssimo dessa discussão. O Flash é um elemento invasivo e extremamente desconfortável para alguém que não esteja esperando, em ambientes com iluminação especial, iluminação de palco. O flash é especialmente prejudicial em museus e exposições além de distrair outros que estão ali, a luz excessiva pode ser fisicamente prejudicial às obras expostas, a iluminação, a temperatura, o clima e até a humidade de um museu são pensados para não agredir as obras.

O flash pode ser muito bem utilizado, mas antes, é necessário compreender seu funcionamento e saber discernir quando sua utilização é necessária, eficiente e não invasiva.

Anúncios

Uma consideração sobre “Fotografia Clique a Clique – Modo Automático sem Flash”

Comente este Post

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )