“POLTERGEIST” E AS REFILMAGENS DO CINEMA

Conhece aquela frase: “Nada se cria, tudo se copia.”? Então. Hollywood se apropria muito dela. Prova disso são os remakes – ou simplesmente refilmagens. A formula é simples: pegar o que já é bom e refilmar com uma tecnologia mais avançada. O resultado nem sempre é bom e divide muitas opiniões, principalmente dos fãs das obras originais.

Carrie - A Estranha: Sissy Spacek em 1976 e Chlöe Grace Moritz em 2013: as duas protagonistas do clássico de Stephen King.
Carrie – A Estranha: Sissy Spacek em 1976 e Chlöe Grace Moritz em 2013: as duas protagonistas do clássico de Stephen King.

O gênero que mais se apropria de refilmagens é o terror. Talvez por conta da crise criativa de revolucionar o gênero e apresentar novos sustos e ideias ao público. Porém, a refilmagem está presente em todos os gêneros e de todas as maneiras.

Ontem estreou nos cinemas brasileiros a refilmagem de Poltergeist – O Fenômeno, clássico de 1982 produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper. Quem não se lembra da garotinha presa na televisão e o famoso bordão: “Venha para a luz, Carol Anne!”. Assim como todo remake, Poltergeist se apropria do essencial. A história é a mesma, mas os personagens sofreram alterações nos nomes e algumas cenas foram modificadas, o que em alguns aspectos é muito mais preferível aos olhos do público. Diferente de Psicose: A versão de 1998, dirigida por Gus Van Sant refilmou cada cena, quadro a quadro da versão original do brilhante Alfred Hitchcock. O resultado é uma enxurrada de críticas negativas e acusação de plágio e falta de criatividade.

Psicose - A famosa cena do chuveiro em duas versões: a original de 1960, com Janet Leigh e a refilmagem de 1998 com Anne Heche.
Psicose – A famosa cena do chuveiro em duas versões: a original de 1960, com Janet Leigh e a refilmagem de 1998 com Anne Heche.

São muitos os títulos que já passaram por este processo. Alguns deles você provavelmente nem sabia que eram remakes. São eles:

Poltergeist, Sexta-feira 13, O Massacre da Serra Elétrica, Carrie – A Estranha, Bravura Indômita, Onze Homens e Um Segredo, A Identidade Bourne, Guerra dos Mundos, Oldboy, O Talentoso Ripley, O Enigma do Outro Mundo, A Morte do Demônio, Os Infiltrados, A Princesinha, A Fantástica Fábrica de Chocolates, O Chamado, Deixa Ela Entrar, Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Casa Silenciosa, Quarentena, Scarface, Madrugada dos Mortos, Vanilla Sky, Psicose, Planeta dos Macacos, King Kong, Godzilla, Viagem Maldita, A Hora do Espanto, A Hora do Pesadelo, Conan – O Bárbaro, A Múmia, A Casa de Cera, entre outros.

A Fantástica Fábrica de Chocolates: Gene Wilder à frente do elenco da versão original de 1971 e Johnny Depp na refilmagem de Tim Burton em 2005.
A Fantástica Fábrica de Chocolates: Gene Wilder à frente do elenco da versão original de 1971 e Johnny Depp na refilmagem de Tim Burton em 2005.

E não é apenas em Hollywood que os remakes são produzidos. Atualmente está em cartaz o longa nacional Sorria – Você Está Sendo Filmado, remake do filme sérvio de 2012, dirigido por Miroslav Momcilovic.

E o que você acha? Falta de criatividade? Oportunismo? Ou uma boa idéia? Divida com a gente sua opinião. Quais você assistiu? Quais você gostou? Sexta que vem tem mais!


ja_te_falei_indicações_cinema

estrelas_cine3 POLTERGEIST – O FENÔMENO  |  Direção: Gil Kenan – Com Sam Rockwell, Rosemarie DeWitt, Kennedi Clements, Jared Harris e Jane Adams.  – Remake do clássico produzido por Spielberg, o novo Poltergeist garante bons sustos, mas não colabora para renovar as imagens tão marcantes do filme original.

estrelas_cine5 MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA |  Direção: George Miller – Com Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne e Rose Huntington-Whiteley   – CONTINUO INDICANDO – Raramente classifico um filme com cinco estrelas e mais difícil ainda eu gostar desse tipo de filme. Mas me prendeu sem respiração do início ao fim. Ação louca e desenfreada combinada com cenas impactantes, trilha sonora incrível…TÊM QUE VER! Eletrizante! 

estrelas_cine3 SORRIA – VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO  |  Direção: Daniel Filho – Com Lázaro Ramos, Susana Vieira, Otávio Augusto, Deborah Secco, Lucio Mauro Filho e Roberta Rodrigues.  – Uma grande surpresa nas comédias nacionais. Remake de um filme sueco, este longa surpreende no roteiro amarrado, diverte e ainda tem uma reviravolta bem interessante.

ja_te_falei_estreias_cinema

  • Poltergeist – O Fenômeno
  • O Vendedor de Passados
  • A Incrível História de Adeline
  • O Vendedor de Passados
  • Miss Julie
  • Crimes Ocultos
Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s