Fotografia Clique a Clique – Modo Automático

ja_te_falei-auto (4)Como combinado, vamos começar a explorar as diversas possibilidades de nossas câmeras. É importante ressaltar que essas dicas se aplicam para modelos compactos de câmeras, aquelas câmeras de bolso, sabe? Se aplicam a alguns celulares, e até mesmo às DSLR.

ja_te_falei-auto (5)Quando utilizamos os modos automáticos para fotografar, estamos delegando ao nosso equipamento as escolhas que teríamos que fazer, e certamente em velocidade nosso equipamento  supera nosso cérebro.

Modo Full Auto

ja_te_falei-auto (3)Esta é a forma “mais automática” de fotografar. Você liga sua câmera, coloca em “Auto” e clica. Pronto! Simples assim… Mas nem tanto. A câmera vai utilizar das formas mais simples para fotografar, vai escolher as configurações necessárias para obter uma exposição balanceada a qualquer custo, da forma mais fácil e óbvia.

Se ela achar que precisa de mais luz vai exagerar no ISO, no tamanho da abertura ou na velocidade do obturador. Se ela achar que nada disso resolve, vai disparar o flash.

“UAU! Então eu não preciso fazer nada?”

ja_te_falei-auto (6)Por enquanto, não! Sua câmera vai tomar todas as decisões referentes à exposição. E a tecnologia já é avançada o suficiente para garantir bons resultados, desde que, as condições de luz sejam excelentes ou adequadas.

ja_te_falei-auto (2)Em condições adversas, com iluminação insuficiente, apesar de decidir rápido, sua câmera pode acabar decidindo errado, causando problemas como imagens tremidas ou com arrasto de movimento, imagens desfocadas, com granulação excessiva, flash estourado, etc. Em situações extremas o equipamento pode até mesmo ser incapaz de realizar o registro, o momento passa, já era… Perdeu!

ja_te_falei-auto (7)Mesmo assim, o modo Full Auto, totalmente automático, é uma ótima ferramenta. O fotógrafo iniciante pode realizar bons registros de forma simples, fácil e descompromissada. Vale a criatividade, valem as referências, a imaginação, valem principalmente a prática e o raciocínio! Fotografe, observe o resultado, imagine formas de corrigir as falhas e ressaltar os acertos e, então, fotografe novamente.

Anúncios

2 comentários em “Fotografia Clique a Clique – Modo Automático”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s