Fotografia Clique a Clique – Evitando Imagens Tremidas em 2 Segundos

Hoje eu trago uma dica rápida e prática para evitar imagens tremidas: 2 Segundos.

2 segundos que podem salvar aquele registro numa situação de pouca luminosidade e fazer a diferença entre uma imagem mais ou menos e uma incrível!

Já conversamos aqui sobre o funcionamento do obturador da sua câmera, e já entendemos como funciona o “Triângulo da Exposição”. Se você ainda não entende, acesse os links abaixo para entender passo a passo, clique a clique, o básico e ensencial do funcionamento da sua câmera:

Screenshot_2015-05-06-16-17-29
Meu celular chama o “Temporizador” de “Contador”! Haha, que burro!

Toda câmera, mesmo celulares e câmeras mais simples, possuem um recurso chamado de Timer ou Temporizador. O Timer é um recurso que quando acionado, dispara o obturador da sua câmera após um tempo determinado do pressionamento do botão de disparo. A maioria das câmeras disponibilizam opções para programar o tempo de disparo em 2 segundos ou 10 segundos.

Valinhos - Virada 2015-178
Olha eu de Jason ali disputando um Oscar!

O recurso é muito utilizado quando vamos realizar uma foto em grupo, uma Selfie com a galera, e nós fotógrafos queremos participar do registro! Por que como você já deve ter reparado, vida de fotógrafo é raramente sair nas fotos com seus amigos… triste! Isso explica o temporizador de 10 segundos. Tempo o suficiente pra ajustar sua câmera, organizar a rapaziada e correr pro abraço… digo para correr pra frente da câmera.

Mas e o Temporizador de 2 segundos?

Pouco tempo para se posicionar e abrir um sorriso pra foto, certo?

Screenshot_2015-05-06-16-18-11
Observe o temporizador curto ativado ali no cantinho!

Mas esse temporizador curto pode ser utilizado de uma forma diferente. Como você aprendeu no post sobre a Tempo de Exposição, às vezes é necessário diminuir a velocidade do obturador para captar luz o suficiente em situações de baixa luminosidade, como uma fotografia interna ou uma fotografia noturna com poucas fontes de luz. E nem sempre o flash é uma boa alternativa para esse tipo de situação.

ja_te_falei-2segundos
Diferença entre uma imagem com e sem trepidação das mãos.

Com um tempo de exposição aumentado, corremos o risco de captar o movimento, o tremor, de nossas próprias mãos enquanto o obturador está aberto, e quanto maior o tempo de exposição, maior o risco. O simples movimento de apertar o disparador pode resultar numa imagem tremida. E é nessa situação que aplicamos esta dica.

Você deve programar o Temporizador curto da câmera, e ao pressionar o disparador, se concentrar em manter as mãos firmes para o registro. Se for possível apoiar sua câmera num local fixo, ou mesmo um tripé, melhor ainda!

Assim, é possível melhorar a qualidade das imagens com pouca iluminação de uma forma rápida e prática.

Anúncios

Comente este Post

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )