“Essa lentíssima justiça”

lentíssima-justiça-jatefalei

Na última terça-feira, dia 14.04.15, ocorreu uma confusão no lado de fora do STF, quando um advogado tentou prender o outro.

O Advogado Levi Cançado Lacerda, condenado por estupro de menores e atentado violento ao pudor, estava atuando em defesa própria na Corte, lutando pela manutenção de um “Habeas Corpus”, concedido à ele em 2011, que garantia sua liberdade.

O HC, foi revogado pela 1ª Turma do STF, naquela sessão, e na prática, o acusado seria preso quando o processo retornasse à instancia inferior. Na seqüência, o ministro Fuz, levantou questão de ordem, propondo que o réu – que estava ali presente – deveria ser imediatamente preso.

Os ministros deliberaram deixar esta ingrata missão para a instância inferior mesmo, pois não havia precedentes no Supremo.

O advogado André Francisco Neves, que estava presente no julgamento, ficou inconformado com a decisão, e suspeitando do óbvio: que o acusado poderia evadir-se, fugir; agarrou Lacerda pela camisa, na saída do anexo II do Supremo, para levá-lo até policiais que faziam a segurança do STF do lado de fora.

O que ele quis, na verdade, foi ver efetivada a decisão judicial que condenou um sujeito a um crime extremamente grave, cometido contra menores de idade.

O caso rumoroso, surpreendeu ao público, aos servidores e aos próprios ministros do STF, e na realidade serviu apenas para restabelecer aquilo que a sociedade já tem conhecimento: de que falta efetividade nas decisões judiciais, ou seja, que ainda temos que conviver com “essa lentíssima justiça”

  • Processo relacionado : HC 111.551

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s