TREZE VITAMINAS ESSENCIAIS!

Vitamina_A

VITAMINA A – RETINOL

Para que serve?
Favorece o crescimento e é responsável pela manutenção de muitas funções importantes do organismo.

Sinais de ausência:
Visão deficiente à noite, sensibilidade à luz, redução do olfato e do paladar, ressecamento e infecção na pele e nas mucosas, estresse.

Onde encontrar?
Cenoura, espinafre, batata-doce, couve, alface, fígado, peixe, leite, manteiga, escarola e salsa. A cenoura é rica em vitamina A. Apenas 100g já são suficientes para suprir as necessidades diárias. Ela mantém o bom estado dos olhos, da pele e das mucosas. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está na casca. Basta lavá-la e raspá-la.

Vitamina_B1

VITAMINA B1 – TIAMINA

Para que serve?
Auxilia as células na produção de combustível para que o corpo possa viver.

Sinais de ausência:
Nervosismo, irritação, fadiga, depressão, dores no abdome e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato.

Onde encontrar?
Arroz integral, cereais integrais, pão integral, ervilha, nozes, feijão, fígado, rins, carne de porco, peixes e gemas de ovos.

Vitamina_B2

VITAMINA B2 – RIBOFLAVINA

Para que serve?
Protege o sistema nervoso e favorece o metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas.

Sinais de ausência:
Rachaduras nos cantos da boca, estomatite, coceira e ardência nos olhos, sensibilidade excessiva à luz, pele seca, depressão, letargia e histeria.

Onde encontrar?
Cereais em grão, levedura de cerveja, leite, queijo, ovos e fígado.

Vitamina_B3

VITAMINA B3 – NIACINA

Para que serve?
Protege o fígado, a pele, os tecidos nervosos e o aparelho digestivo. Ajuda a regular a taxa de colesterol no sangue.

Sinais de ausência:
Fadiga, irritabilidade, insônia, dor de cabeça, depressão nervosa, diarreia e dermatite.

Onde encontrar?
Fígado, aves, nozes, leguminosas, peixes, carnes magras, cereais integrais e enriquecidos.

Vitamina_B5

VITAMINA B5 – ÁCIDO PANTOTÊNICO

Para que serve?
Controla a capacidade de resposta do corpo ao estresse. Ajuda no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares.

Sinais de ausência:
Fadiga, baixa produção de anticorpos, cãibras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar geral.

Onde encontrar?
Fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate e carne de galinha.

Vitamina_B6

VITAMINA B6 – PIRIDOXINA

Para que serve?
Favorece a respiração das células. Ajuda no metabolismo das proteínas.

Sinais de ausência:
Dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, náusea, nervosismo.

Onde encontrar?
Carne de porco, vísceras, germe de trigo, aveia, cereais em grão, arroz integral, banana, leguminosas, aveia, aves e atum.

Vitamina_B12

VITAMINA B12 – COBALAMINA

Para que serve?
É essencial ao sangue e ao funcionamento do sistema nervoso.

Sinais de ausência:
Anemia, fraqueza, palidez, tonturas, depressão, diarreia.

Onde encontrar?
Leguminosas, cereais integrais, fígado, carne de porco, peixes, ovos, leite e derivados.

Vitamina_C

VITAMINA C – ÁCIDO ASCÓRBICO

Para que serve?
Previne gripes, fadiga, fraqueza muscular e infecções. Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas suprarrenais e protege os vasos sanguíneos.

Sinais de ausência:
Feridas que demoram  a cicatrizar, hemorragia, dentes moles, perda de peso, dores nas juntas, gengivas inflamadas, escorbuto.

Onde encontrar?
Laranja, limão, abacaxi, mamão, manga, caju, acerola, pimentão e verduras. A acerola é trinta vezes mais rica em vitamina C que a laranja. O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C.

Vitamina_D

VITAMINA D – CALCIFEROL

Para que serve?
Fixa o cálcio e o fósforo nos ossos.

Sinais de ausência:
Raquitismo, nascimento tardio de dentes malformados que caem logo, envelhecimento precoce.

Onde encontrar?
Alimentos de origem animal, como fígado, peixes de água salgada e óleo de fígado de peixe.

Vitamina_E

VITAMINA E – TOCOFEROL

Para que serve?
É vital para todos os tecidos e para o sangue. Tem fama de vitamina afrodisíaca.

Sinais de ausência:
As deficiências específicas são raras.

Onde encontrar?
Germe de trigo, nozes, amêndoas, semente de girassol, margarina, cereais em grão, verduras, peixes, carnes e leite.

Vitamina_K

VITAMINA K

Para que serve?
Age como fator importante na coagulação do sangue.

Sinais de ausência:
Hemorragia.

Onde encontrar?
Fígado, vegetais de folhas verdes (espinafre, couve-flor, repolho), leite, tomate, arroz integral, ervilha e óleos vegetais.

Ácido_Fólico

ÁCIDO FÓLICO – FOLACINA

Para que serve?
Crescimento e formação das células do sangue. Está diretamente ligado a: unhas, cabelo, medula óssea, sistema imunológico e células vermelhas.

Sinais de ausência:
Mau estado das unhas e dos cabelos, anemia, diarreia, memória fraca, indigestão, insensibilidade nas mãos e nos pés, língua inflamada.

Onde encontrar?
Vegetais folhosos verdes, vísceras, leite, ovos, cogumelos, ervilha, nozes, pão integral, feijão e fígado.

Biotina

BIOTINA – EX-VITAMINA H

Para que serve?
Age diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos hidratos de carbono (açúcares e amido) e das proteínas. Atua sobre todas as células vivas. Sinais de falta: queda de cabelo, náuseas, vômitos, perda do apetite, anemia, insônia, problemas cardíacos, fraqueza, depressão.

Onde encontrar?
Fígado de galinha ou boi, rim, gema de ovo, leguminosas (amendoim), farinha de soja e cereais, com exceção do trigo.

Nos vemos semana que vem, aqui no JÁ TE FALEI!

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