Arte pra Quem? – Sony World Photography Awards

Arte pra Quem? Pra todos!

Foram anunciados nesta semana os vencedores da Sony World Photography Awards. A Sony promove anualmente um concurso para escolher as melhores fotografias em diversas categorias. O objetivo do concurso é justamente registrar a democratização da arte e cultura, e o amplo alcance da tecnologia na arte da fotografia em midias digitais.

© Turi (Salvatore) Calafato Winner, Italy, Mobile Phone Award, 2015 Sony World Photography Awards

Entre as categorias, há um destaque para a fotografia realizada com câmeras de celular. Reconhecendo a crescente facilidade de acesso à tecnologia e às novas formas de registrarmos nosso cotidiano, a categoria “Mobile Phone” foi introduzida neste ano. Nada mais democrático que a possibilidade de fotografar em qualquer hora e qualquer lugar. A recente categoria permite inscrições para imagens realizadas com qualquer celular e aceita a inscrição de fotógrafos de todas as nacionalidades. Basta uma imagem interessante.

© Janos M Schmidt, 2nd Place, Hungary, Mobile Phone Award, 2015 Sony World Photography Awards

Como já discutimos algumas vezes aqui, não há limites para a arte, tecnologia não restringe as possibilidades do alcance de uma mente criativa, o olhar do fotógrafo se sobrepõe ao equipamento. Claro que aqui estamos falando da fotografia como Arte, não necessariamente como profissão, já que um fotógrafo profissional tem o dever de entregar um produto com excelente qualidade técnica ao seu cliente, além da responsabilidade ética de manter o nível do mercado.

© Ako Salemi, 3rd Place, Iran, Mobile Phone Award, 2015 Sony World Photography Awards

Mas o alcance da Arte é muito maior. Mesmo uma criança pode operar, normalmente melhor que um adulto, um celular, e a partir daí, registrar o mundo de uma forma totalmente nova e criativa. Acredito que este seja o ponto alto do concurso.

Misha Vallejo, Equador — 2015 Mobile Phone category, Sony World Photography Awards

Além da categoria para celulares, ele também promove categorias profissionais de nível altíssimo. Assim, a fotografia amadora promove a profissional e vice versa.

Acompanhe no link abaixo os vencedores e as principais indicadas da categoria “Mobile Phone” da Sony World Photograpy Awards

Brasil Post – Veja as 20 melhores imagens de um concurso de fotografias tiradas com celulares

Anúncios

Uma consideração sobre “Arte pra Quem? – Sony World Photography Awards”

  1. Os concursos de fotografia despertam nas pessoas o interesse em aproveitar melhor os recursos que têm para fotografar.
    Assim também este blog escrito de forma tão eficaz, entregando ao leitor a possibilidade de melhoria eventual, sem muito compromisso, na hora de fotografar e mostrando também curiosidades muito interessantes, trazendo o interesse pela leitura.

    Curtido por 1 pessoa

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s