Leite_Queijo_JATEFALEI1

Você sabia: Leite!

Você sabe qual é a diferença entre os leites A, B e C?

Uma vaca pode produzir qualquer um dos três. O que classifica o leite á a forma como ele é tirado e a sua quantidade de gordura e proteínas.

TIPO A
A ordenha é sempre mecânica e o leite vai direto para um tanque, onde é resfriado e já sai para a máquina embaladora. Quanto à composição, a diferença entre o A e o B é bem pequena. Os dois são praticamente integrais. O tipo A tem mais gordura e menos proteína que o tipo B. Possui no máximo 500 bactérias/ml e se conserva por sete dias.

TIPO B
As vacas permanecem em estábulos, o que ajuda na manutenção das condições de higiene. A ordenha também pode ser natural ou mecânica. O local de armazenamento é mais sofisticado do que o do tipo C. Permite refrigeração a temperaturas mais baixas. Tem até 40 mil bactérias/ml e deve ser consumido em menos de 5 dias.

TIPO C
A ordenha por ser natural ou mecânica e as vacas ficam soltas no pasto. O leite é armazenado em abrigos rústicos, mas refrigarados, antes de seguir para a usina onde será embalado. Apresenta um teor de gordura de aproximadamente 3%. As usinas utilizam o restante para produzir manteiga, queijos e derivados. Tem até 150 mil bastérias/ml e dura no máximo 3 dias.

Você sabe o que é leite pasteurizado?

É o leite que passa por um processo de aquecimento para se livrar de microrganismos nocivos ao homem. O leite é aquecido a temperaturas entre 72ºC e 75ºC durante 15 ou 20 segundos e, depois, é resfriado a 5ºC. Apesar disto, o leite precisa ser mantido na geladeira, porque algumas bactérias ainda conseguem resistir ao processo e podem estragá-lo antes que atinja seu prazo de validade. A pasteurização foi inventada pelo cientista francês Louis Pasteur. Na verdade, Pasteur começou a usá-la para salvar a produção de vinho em uma região da França. Só depois se percebeu que a pasteurização era muito útil também para a preservação de outros alimentos.

Leite comum X Leite longa vida

A diferença entre o longa vida e os outros tipos de leite é o rigor com que se realiza o processo de pasteurização. No caso do “leite de caixinha” é aplicado o processo de Ultra Alta Temperatura (UAT), durante o qual se aquece o leite a 150ºC por cerca de 4 segundos para depois retirá-lo rapidamente. Diferente da pasteurização simples, todos os microrganismos presentes no leite são eliminados, e isto possibilita que ele fique armazenado fora da geladeira.

Adivinhe quantos litros de leite são necessários para fazer 1 kl de queijo?

Cada tipo de queijo leva uma determinada quantidade de leite em sua composição. Quanto mais úmido o queijo, menor a quantidade de leite para prepará-lo. Um quilo de queijo minas fresca, por exemplo, requer muito menos leite no preparo que 1 quilo de parmesão, que é bem mais concentrado, Mas, de modo geral, pode-se dizer que para fazer 1 quilo de queijo utilizam-se de 6 a 10 litros de leite.

Nos vemos semana que vem!!

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Você sabia: Leite!”

  1. Eu gosto muito de leite e de seus derivados…. mas infelizmente adquiri uma certa intolerância à Lactose, portanto, agora só tomo leite zero lactose!!!

    Curtir

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s