Ervas2_JATEFALEI

ERVAS

As ervas são encontradas na natureza em grande variedade. Com uma grande possibilidade de utilização, elas são muito úteis na culinária, na medicina e em outros casos também é muito utilizada.

As suas principais características que podemos perceber são as suas folhas verdes que são utilizadas na culinária, mas suas raízes, sementes, flores, caules e outras partes, são utilizadas principalmente na medicina complementar por suas características medicinais.

Entretanto, podemos entender que as ervas possuem diferentes tipos de aplicações. Estas diferenças podem ser vistas entre as ervas medicinais e aquelas que usamos na culinárias ( mais conhecidas como ervas aromáticas ).

Alguns exemplos de ervas mais conhecidas que utilizamos na culinária é:

Cebolinha_JATEFALEI

CEBOLINHA

A cebolinha ( allium schoenoprasum ) é o membro menor e mais delicado da família da cebola. Seu ancestral mais próximo é uma planta selvagem, da Europa central, que ainda existe, principalmente em regiões rochosas e montanhosas. As suas folhas são finas e ocas, e ao serrem cortadas, tornam a crescer de maneira contínua, da primavera ao outono.

MODO DE SELEÇÃO:
A cor da planta deve ser um verde uniforme, sem manchas amareladas ou pretas. Dê a preferência para as recém cortadas.

MODO DE CONSERVAÇÃO:
Guardar a cebolinha na geladeira, em pé, em um recipiente com água ou se preferir pique ela e congele, as suas características nutricionais não perderam caso você opte por este modo.

Manjericão_JATEFALEI

MANJERICÃO

O manjericão ( ocimum basilicum ) é uma erva aromática muito utilizada na culinária da Índia, do sudeste asiático, do nordeste da África e dos países do Mediterrâneo. Em alguns lugares encontramos plantas de manjericão roxas (ocimum basilicum var citriodorum) e a mais perfumada, é o “nano verde” pelos italianos, de folhas muito pequenas e aproximadamente 60 cm de altura, entre as mais conhecidas.

MODO DE SELEÇÃO:
As folhas devem ter cor uniforme, sem manchas amareladas ou pretas. Dê preferência as recém cortadas, para que mantenham o aroma.

MODO DE CONSERVAÇÃO:
Guardar em câmara frigorífica a uma temperatura entre 13ºC e 12ºC.

Salsa_JATEFALEI

SALSA

A salsa (petroselinum crispum) é a erve mais conhecida e utilizada na cozinha européia. Sua planta é nativa do leste do Mediterrâneo, e as duas variedades mais conhecidas são a salsa crespa e a salsa lisa.

MODO DE SELEÇÃO:
Escolher plantas com folhas bem verdes, sem manchas amareladas ou pretas.

MODO DE CONSERVAÇÃO:
Guardar de pé em câmara frigorífica, em um recipiente com água.

Bouquet_Garni_JATEFALEI

BOUQUET GARNI

O bouquet garni é um pequeno amarrado de ervas aromáticas que se utiliza para dar sabor a diversas preparações. Geralmente é composto por talos e folhas de salsa, louro, tomilho e folhas verdes de alho-poró, mas também podem ser acrescentadas outras ervas de sua preferência, dependendo do uso.

Nos vemos semana que vem!!

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s