Batatas_JaTeFalei

Batatas!!

Batata ( Solanum Tuberosum ) foi o nome utilizado pelos índios da América do Sul, há mais de 2 mil anos. Há evidências de que ela já era cultivada desde essa época no Peru.

Hoje em dia, é utilizada como base da alimentação na maior parte do mundo. As primeiras batatas eram tubérculos pequenos e malformados, de diversas cores e sabor um pouco amargo. Graças a antigas técnicas utilizadas pelos habitantes do que hoje se conhece como Bolívia e Peru é que as batatas se tornaram comestíveis.

Existem diferentes tipos de batatas, com características diferentes, desde as que se encontram em altitudes que chegam a 3.960 metros até as que são resistentes ao frio, que crescem inclusive na neve, ou as que suportam um clima muito seco e bem quente, no qual nenhuma outra batata poderia resistir.

As batatas se dividem em dois grupos: as precoces ( também conhecidas como ” novas “, de tamanho pequeno ) e as tardias, de acordo com a época de maturação e de plantio.

COMO ESCOLHER ?

Certifique-se de que tenham uma consistência firme, não estejam germinadas, estejam limpas, livres de qualquer coloração esverdeada manchas na casca e traços escuros ao serem cortadas.

COMO CONSERVAR ?

Ela deve ser guardada em lugar escuro e fresco, a uma temperatura entre 10ºC e 12ºC, no máximo. Caso contrário a batata apodrece com grande facilidade e muito mais rápida.

TIPOS DE CORTES:

Torneado

1. Olivette: 2,5 a 3 cm de comprimento
2. Cocotte: 4 a 5 cm de comprimento, são finas. Aferventadas, começando com água fria e depois fritas rapidamente com pouca gordura, em fogo forte.
3. Inglesa: 5,5 a 6 cm de comprimento. Cozidas em água com sal, começando com água fria, ou no vapor.
4. Château: 7 cm de comprimento. Aferventadas, começando com água fria e depois fritas rapidamente com pouca gordura, em fogo dorte.
5. Fondant: 6 cm de comprimento, 80 a 90 g. Um lado liso. Apoiar o lado liso sobre a travessa untada com manteiga. Cobrir com caldo e levar ao forno.

Chips

1. Batata chips: 1,5 a 2 cmm de espessura.
2. Batata portuguesa: 2,5 a 3 mm de espessura
3. Batata prussiana

Bastões

1. Pont neuf: Cortar a batata em forma de paralelepípedo. Depois cortar, no sentido do comprimento, em lâminas de 1 cm de espessura e finalmente em bastões regulares de 1 cm de seção transversal e 7 cm de comprimento.
2. Bastão ( bâtonnet ): Cortar bastões regulares de 5 mm de seção transversal e 5 cm de comprimento.
3. Palito: Cortar bastões regulares de 2,5 a 4 mm de seção transversal e 5 cm de comprimento.
4. Mignonnette: Cortar bastões regulares de 2,5 a 4 mm de seção tranversal e de 2,5 a 3 cm de comprimento.
5. Palha: Cortar bastões regulares de 1,5 a 2 mm de seção tranversal e de 5 cm de comprimento com a ajuda da lâmina ondulada do mandolim.
6. Batata cabelo de anjo ( cheveux ): Cortar lâminas finas com o mandolim. Empilhar e cortar, com uma faca de picar, em bastões regulares de 5 cm de comprimento e de 0,5 a 1 mm de seção transversal.

Nos vemos semana que vem pessoal!!

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s