SEXTA-FEIRA 13 – OS MITOS E FILMES POR TRÁS DA DATA

Hoje é sexta-feira, dia 13! Para muitos, um dia de azar. Para outros, um dia para reunir os amigos, pregar peças nas pessoas ou simplesmente assistir um filme de terror.

A Sexta-Feira 13 não é Halloween, mas tem quase o mesmo impacto. O azar de encontrar um gato preto ou passar embaixo de uma escada são algumas das coisas que as datas tem em comum. Na realidade, a Sexta-Feira 13 foi “criada” a partir das simples superstições: A sexta-feira é considerada um dia de azar para muitos religiosos, pois foi o dia da semana em que Jesus Cristo foi crucificado. Já o número 13, no tarô representa a carta “A Morte”. Logo, foi considerado o número da má sorte, o que a numerologia já diz o contrário – 1 e 3 são números otimistas

Já no cinema, a Sexta-Feira 13 é a famosa série de filmes de matança com o mesmo nome da data – Sexta-Feira 13 – clássico dos nos 80 e 90. O vilão Jason tornou-se ícone para esta data e até hoje é lembrado com glória todo ano.

Os filmes funcionam mais ou menos assim: No acampamento Crystal Lake, o garoto deformado Jason Voorhees se afoga enquanto os monitores estão distraídos. Sua mãe, Pamela, volta ao acampamento para se vingar de todos os monitores que negligenciaram seu pobre filho, mas acaba sendo decapitada. Porém, Jason não morreu – ele nunca morre, é impressionante! – e assiste o assassinato da mãe. Tudo isso no primeiro filme. Já nos outros capítulos da saga, vemos Jason na fase adulta voltando à Crystal Lake – que mesmo depois de muito sangue derramado no local, as pessoas continuam visitando e o local continua reabrindo – e assassinando os que ousam habitar a sua “casa”.

Elenco da refilmagem de "Sexta-Feira 13", lançado em 2009 sob a direção de Marcus Nispel. As vítimas na frente, com Jason à espreita no fundo.
Elenco da refilmagem de “Sexta-Feira 13”, lançado em 2009 sob a direção de Marcus Nispel. As vítimas na frente, com Jason à espreita no fundo.

Os filmes são clássicos, divertidos e dividem opiniões de fãs do gênero até hoje. Eu, particularmente, tenho medo do personagem Jason e de tudo o que ele representa. Dono dos meus pesadelos na infância, me deixou MUITAS noites sem dormir e confesso que até hoje me dá um certo arrepio. (Para quem tem curiosidade de saber quem está por trás da famosa máscara de hóquei, apresentei os muitos atores que interpretam Jason nas telonas em um antigo post.)

13 Curiosidades sobre a série de filmes Sexta-Feira 13:

1 – Todos os filmes foram lançados em uma Sexta-Feira 13.

2 – O vilão Jason, na verdade, só se torna o assassino oficial dos filmes a partir do segundo capítulo. No primeiro, sua mãe é quem comanda a matança.

3 – A famosa máscara de hóquei usada pelo vilão só é introduzida a partir do terceiro filme. No segundo, Jason usa um saco de batatas para esconder seu rosto deformado.

4 – Curiosamente (ou propositalmente), na maioria dos filmes, a contagem final de corpos é 13.

5 – O tema instrumental da série, composto por Harry Manfredini é baseado na famosa lembrança da mãe de Jason. A sonoridade da música “Ki, Ki, Ki, Ma, Ma, Ma” vem do “Kill her, mommy!” Assustador!

6 – No ano em que o filme foi lançado, o mercado turístico para acampamentos caiu 67%. Crianças que assistiam o filme escondidas dos pais desistiam das excursões.

7 – O custo total da produção do primeiro filme foi de “apenas US$ 550.000, valor considerado baixo para um orçamento de filme. Porém, apenas o primeiro filme arrecadou US$ 465 milhões no mundo inteiro.

8 – A atriz que interpreta a mocinha do primeiro filme, Adrienne King foi perseguida por um maníaco durante um tempão após a estreia do filme. O trauma foi tanto, que a moça afastou-se temporariamente das câmeras.

9 – O filme foi gravado ao longo de 28 dias no acampamento Nobebosco em New Jersey. Até hoje, o local recebe fãs da saga e criou uma parede em homenagem ao sucesso dos filmes. Há quem diga que um monitor caracterizado de Jason perambula pelo local à noite.

10 – Na Espanha, o filme chama-se Terça-Feira 13, porque lá, a terça-feira é a data da superstição.

11 – Por conta da quantidade de “mortes sem motivo”, os filmes foram proibidos em alguns países. Finlândia é um deles.

12 – O filme foi acusado de copiar “Halloween”, lançado 2 anos antes. O criador Victor Miller chegou a admitir: “Depois de Halloween, compreendi que tudo o que as pessoas queriam ver, eram adolescentes bonitos sendo massacrados por um assassino incontrolável.” Desde então, a onda de filmes de matança adolescente expandiu, trazendo em seguida “A Hora do Pesadelo”, com Freddy Krueger como vilão, misturando a realidade com a fantasia.

13 – “Sexta-Feira 13” é uma das maiores franquias, totalizando até agora 12 filmes, ficando atrás apenas de 007. Em 2016 vai ganhar uma série de TV e um novo filme, no formato found-footage (no estilo Bruxa de Blair).

Todas as Mortes da saga em 2 Minutos:

Trailer – Sexta-Feira 13 (1980):

Trailer – Sexta-Feira 13 (2009):

ja_te_falei_indicações_cinema
estrelas_cine5 O JOGO DA IMITAÇÃO  |  Direção: Morten Tyldum – Com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong e Rory Kinnear  – Um dos meus favoritos ao Oscar de Melhor Filme tem muitos pontos positivos, mas peca na duração que em alguns momentos torna-se desnecessária. O elenco é o grande êxito do filme, que apresenta performances IMPECÁVEIS – não é à toa que o casal protagonista está sendo indicado ao Oscar.

estrelas_cine2 A CASA DOS MORTOS  |  Direção: Will Canon – Com Frank Grillo, Maria Bello, Cody Horn, Dustin Milligan e Scott Mechlowicz  – O filme garante muitos sustos, mas a trama poderia ser bem mais explorada com todos os elementos interessantes apresentados. Infelizmente o final fracassa, estragando o clima e tirando toda sua boa impressão do filme.

ja_te_falei_estreias_cinema

  • Cinquenta Tons de Cinza
  • A Casa dos Mortos
  • Annie
  • O Imperador
  • Nick Cave – 20.000 Dias na Terra
Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s