Os melhores Temakis estão aqui!!

Não é nenhuma novidade que os temakis caíram no gosto dos brasileiros, mas você sabia que temakerias foram inventadas aqui? No Japão não é hábito comer este tipo de prato fora de casa. E pra você que não acredita… sim, as temakerias são uma invenção brsileira e isso acontece desde 2004, onde as temakerias invadiram as principais cidades do Brasil e ganharam aprovação do publico muito rápido.

Os temakis ficaram muito conhecidos por volta do séc. XIX, quando os quiosques de sushi se tornaram populares em Edo, cidade que posteriormente se tornaria Tókio, a capital do Japão. Esses estabelecimentos eram o tipo de restaurante que são foram populares na época e sempre cheios. Foi aí que muitos clientes não conseguiam chegar perto do balcão para saborear os sushis e para não perder a clientela os sushimans enrolavam o sushi em cones feitos de algas (Nori) e entregavam às pessoas. O Nori foi a forma que os estabelecimentos encontraram de garantir que o sushi pudesse ser saboreado mesmo sem os hashis, famosos pauzinhos japoneses que servem como talheres e que muitos relutam para aprender a usarem ou usam um elástico na ponta deles para facilitarem o uso.

No começo os temakis não eram parecidos como hoje em dia. Os rolinhos de alga eram feitos em forma de charutos. Já o molho shoyu, também bastante usado no Japão, ficava em bacias comunitárias dispostas em cima do balcão. E em 1924 os temakis ganharam uma nova forma, a de cone. Além de ser mais prático, esse novo formato garantia que o shoyu não caísse na roupa dos clientes. Eles também eram muito servidos como entrada em restaurantes e em festas, e em algumas delas os ingredientes eram postos em cima da mesa e as pessoas mesmo que se serviam, no estilo self-service.

As vantagens desse tipo de prato é que são muito práticos para serem preparados, ao contrário dos sushis, que são enrolados com esteirinhas de bambu, os temakis são preparados com as mãos, o que levaria muito pouco tempo para ser finalizado.

Aqui no Brasil, após o estouro da culinária japonesa desde 1980, chegou a vez do temaki. A combinação de um prato rápido e muito nutritivo, fez com que o fast-food japonês fosse incorporado ao cotidiano do brasileiro.

Temakeria_jatefalei

Aqui em São Paulo, mais especificamente no bairro do Tatuapé existe uma temakeria que tem o melhor e maior temaki do estado chegando a 500g e com o preço bem acessível, a Dojô Temakeria. Dojô, termo que foi emprestado do Zen Budismo, significando lugar de iluminação, onde os monges praticavam a meditação, a concentração, os exercícios físicos e outros mais.

E pra você que ficou com água na boca, não perca e tempo e vá direto comer um temaki, experimente um dos temakis da Dojô e me diga o que achou!!

Nos vemos semana que vem!!

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s