Arte Urbana: Um rolê surreal na Choque Cultural

Eram 11 horas da manhã, meu fotógrafo estava atrasado de novo. O calor era de matar na zona leste de São Paulo de onde partimos para a galeria Choque Cultural para prestigiar a exposição “De dentro para Fora” que começou no sábado passado, dia 17 de janeiro, e apresenta fotografias, instalações, pinturas que convergem tanto para a fine art das galerias, como para as ruas.

Essa é a segunda edição da exposição que já havia sido apresentada em 2011 no MASP. Dessa vez está na galeria, muito bem localizada, na rua Medeiro de Albuquerque, 250, na Vila Madalena e conta com a participação de artistas renomados, como o argentino TEC, o Matias Picon, Daniel Melim e o coletivo Bjari. A mostra tem como objetivo, de acordo com o curador Baixo Ribeiro, “discutir a permeabilidade da galeria para a rua e da rua para as pessoas”.

IMG_3926

Ao chegar no local, logo na fachada, temos a desconstrução de um carro inundado por plantas. A obra do coletivo Bijari, colocada no meio de uma cidade como São Paulo, dá a impressão de que pelo menos essa batalha as plantas venceram, além da nova pintura insana da própria galeria que já é uma obra “à parte”. Na galeria, em uma sexta, dia de trabalho… estava vazia, nos deparamos com um mural do Jaca que mostra a cidade através de um viés diferenciado e bem próprio, cheio de detalhes e cores, que depois percebi serem característiscas de sua obra. Foi impossível não ficar um bom tempo olhando para ele e buscando itens que não achei na primeira batida de olho. Na sala, logo à direita, encontramos um quadro do Tec e um mural com um estilo mais agressivo, gritando protestos, indiretamente brincando com a palavra opressão e Press (mídia em inglês) lindo, agressivo, muito coisa a dizer… BEM RUA, afinal, é isso que a CC propõe.

Dando a volta pela agradável casa, passamos pelo trabalho do artista Matias Picon, seus animais misturados, feitos de extensil, são muito incríveis, você fica analisando o material até a achar a última camada que ele produz, complexo e detalhista, para quem adora extensil, como esse que vos fala, maravilhoso, dou destaque ao Macaco que está em uma janela nos fundos, isso além de outras obras do Jaca e algumas miniaturas lindas em gavetas e, na “brincadeira” de fazer caber o mundo na gaveta, achei uma nave espacial e algumas estrelas… Ets, estrelas … me ganhou, queria levar para casa.


IMG_3924

Para pedir permissão para fotografar, voltamos ao salão que considero que seja o principal e, fomos atendidos pela Mari, a jovem MUIITOO prestativa, parecia parte da exposição com suas tatuagens, quando encostava na parede virava parte do contexto. Depois de liberar as fotos, nos conduziu a uma interferência do artista TEC, o cara é um mito dos grandes murais, fez um peixe vermelho, que acredito que seja uma carpa, em uma rua que, de acordo com ela, às vezes alaga. Uma piada sarcástica e perfeita.

Confiram a exposição, a Choque Cultural,e a carreira dos artistas que estão expostos, tudo lá realiza com quase perfeição a proposta da mostra e atinge a todos com o material exposto. Além disso, recomendo também, já que está por lá e na vibe do grafitte e arte de rua, a visitar o Beco do Batman e outros para curtir também. Não vão se arrepender. A exposição está linda o lugar é foda, então é imperdível. Confiram!


De_dentro_pra_Fora_6_-_divulgacao

Segue o serviço:

Abertura para convidados: dia 17/01, sábado, das 11h às 16h.

Período expositivo: de 18 de janeiro a 7 de março.

Rua Medeiros de Albuquerque 250, Vila Madalena.

Telefone: (11) 3061-4051.

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 11h às 18h.

www.choquecultural.com.br

Anúncios

Uma consideração sobre “Arte Urbana: Um rolê surreal na Choque Cultural”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s