ANO NOVO, O SIGNIFICADO DOS ALIMENTOS DA CEIA DO REVEILLON

E chegamos no fim do ano e com ele trago o último post do ano, mais ainda com muita informação!! E é claro que eu não poderia deixar de comentar sobre as comidinhas de Ano Novo, tudo o que você já sabe ou ainda tinha alguma dúvida….

 E você sabe qual o significado dos alimentos de Ano Novo, o que significam as comidinhas de Reveillon, suas tradições e costumes… Aqui você vai ficar sabendo de tudo sobre as festas de fim de ano, para que você possa ter uma refeição farta e cheia de simbolismo.

Aves, champagne, arroz…. quantas coisas boas tem em uma ceia de Ano Novo, mais conhecida como Reveillon? Vou lhe mostrar os principais alimentos servidos na noite da virada para que você entenda o seu significado, simbolismo e tradições que são passadas de geração para geração, algumas são trazidas de outros países, culturas e sua perfeita integração com a quantidade enorme de riquezas que podemos encontrar aqui no Brasil.

ARROZ

O arroz é uma semente que simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade.
Na Coréia, no Japão, no Líbano e na Dinamarca acreditam que esse alimento traz muita sorte. O Líbano ainda nos traz uma outra curiosidade, é um costume deles comerem só alimentos brancos na noite da virada.

AVES

Não chegue perto, passe longe de frango, peru ou faisão ou qualquer tipo de ave se quer ter algum suceso no ano que vem! As aves ciscam para traz e, para os supersticiosos, isso indica retrocesso e atraso de vida, se tiver dúvida, opte por outros tipos de carnes.

CHAMPAGNE

Essa bebida também é feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo.
O “Verdadeiro” champagne vem de origem Francesa, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo. O único problema é que ela é uma bebida cara, mais você pode substituí-la por espumantes nacionais ou importados, são bem parecidos e mais barato.

LENTILHAS

A lentilha é um sinal de boa sorte, principalmente para os Italianos.
No Brasil e no Chile, as pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa que se tem que comer logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que vem por ai.

PORCO E LEITÃO

O porco está sempre andando e fuçando para a frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade.
Além disso, o seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza. No interior existe um velho ditado que diz que todo animal que faz xixi para trás empurra o dono para frente, sendo assim o porco é a melhor opção ou tender assado.

ROMÃ

A Romã é um simbolo de fartura e felicidade, é uma planta cultuada em antigas tradições do oriente por ter um poder muito grande de atrair riquezas para quem a cultiva.
É uma fruta que tem muitas sementes e que simboliza o nascimento e a abundância.
No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte.
As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em um papel branco.

Por fim, gostaria de agradecer muito a todos vocês que tiraram um tempo do seu dia, da sua semana para nos acompanhar. Continuem lendo, nos seguindo e compartilhando. Nos vemos ano que vem, dia 5 de Janeiro, pois aqui nós não paramos de te encher de conhecimento!!!

BOAS FESTAS !!!

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s