Inspirações – Michael Freeman, a Luz e a Letra

jatefalei_michaelfreeman_4Invariavelmente quando entro em uma grande livraria, corro para a seção sobre fotografia. Sim, desde criança gosto de livros ou revistas com imagens, e sim, sempre pulei livros de foto em foto, ilustração em ilustração, imagem em imagem, antes de começar qualquer leitura (se começar).

jatefalei_michaelfreeman_3 jatefalei_michaelfreeman_16

Seguindo a tradição, sexta passada, entrei na Livraria Cultura e corri pra fotografia. Gosto do concreto, do toque, do cheiro, e tem algo na fotografia impressa que nunca será superado por uma tela de computador. Posso passar horas ali mergulhado em imagens. Mas, dessa vez, decidi aprofundar um pouco mais, queria mergulhar em novas teorias, novos aprendizados, novos conhecimentos. Tenho me apaixonado cada dia mais por este papel de disseminador de conhecimento aqui com vocês, e quero aprender como os grandes fazem, como ensinam e como transmitem o que sabem sobre o que amam.

jatefalei_michaelfreeman_12Foi assim que conheci Michael Freeman, não literalmente. Fotógrafo inglês Especializado em fotografia de viagem ou travel photography, documenta culturas, regiões, povos, pequenas comunidades, pessoas e paisagens, cria conteúdo para as maiores revistas e instituições do gênero como a Smithsonian Magazine, Time-life books e a National Geographic. jatefalei_michaelfreeman_19Uma de suas principais atribuições é criar storytelling fotográficos para matérias das publicações, desde 1978, quando começou sua carreira, já documentou mais de 40 pautas sobre culturas até então pouco conhecidas em viagens principalmente para África e Asia.

jatefalei_michaelfreeman_8

Impressionante? Mas esse é tão somente seu trabalho “diurno”, à noite, Freeman é autor, com humildes 3.7 milhões de cópias vendidas. Sua segunda grande paixão é a escrita, a transmissão de seus conhecimentos, sua segunda grande paixão é contar suas histórias e ensinar. Acompanhando toda sua carreira como fotógrafo, sua carreira como autor não fica atrás. jatefalei_michaelfreeman_15Freeman já lançou cerca de 40 livros sobre fotografia, explicando e ensinando detalhadamente sobre cada aspecto da fotografia, técnicas, equipamentos, fluxogramas, guias passo a passo, manuais sobre cada aspecto técnico, organização e planejamento, sem nunca abandonar o algo a mais, o olhar diferenciado do fotógrafo, a teoria e da paixão que fazem dessa profissão uma arte.

jatefalei_michaelfreeman_5Cada foto que encontrei em seu site ou blog, cada foto publicada em sua página no Facebook e cada foto publicada como exemplo técnico em seus livros vêm acompanhada da história e de uma explicação sobre o que foi registrado. Freeman sabe exatamente o quê e como está fotografando.jatefalei_michaelfreeman_14

Como já disse antes, inspirações existem para nos guiar nos mostrar caminhos que já existem e como podemos criar os nossos próprios. E assim eu crio o meu, com uma câmera nas mãos, o dedo no disparador, ou com os dedos num teclado.

jatefalei_michaelfreeman_13

Assim os deixo com os trabalhos de um Gênio de nossa era, sem medo de ensinar nem aprender, nunca deixem de acomapanhar fotógrafos que ainda estão em atividade e produzindo, seja ele um conhecido seu, mais experiente ou com experiências diferentes, seja ele um dos grandes da história, seja ele um profissional atual.

Anúncios

Uma consideração sobre “Inspirações – Michael Freeman, a Luz e a Letra”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s