5 Dicas para não gastar todo seu 13º salário

5 dicas

O Final do Ano chegou e com ele vêm as festas, presentes e o aumento das Despesas. Nesse período fica complicado manter o planejamento financeiro, as mãos ficam coçando para fazer compras e mais compras, contudo você não pode esquecer que a vida continua no próximo ano e as suas despesas também.

Seguem dicas para você não gastar todo o seu 13º salário e bônus de final de ano:

  1. Mantenha o seu planejamento financeiro

É importante que você não esqueça a quantidade de despesas fixas e variáveis que você tem programado para o mês de Dezembro e Janeiro, mantenha as contas controladas, geralmente no começo do ano temos despesas extras, como: IPVA, DPVAT, IPTU e etc. É importante ter uma reserva para caso de emergência e não precisar recorrer aos empréstimos.

  1. Controle nas compras de Natal

É muito gostoso presentear os nossos amigos e familiares, mas é necessário saber o quanto você pode gastar. Estabeleça valores máximos para os presentes, faça uma lista antes de sair para as compras, dessa maneira você vai evitar o esquecimento e vai comprar apenas o que estava no planejamento. Uma boa alternativa para não gastar muito com presentes é participar do “famoso” amigo secreto, essa brincadeira pode fazer você economizar alguns reais.

  1. Priorize as Dívidas

Se você possui dívidas, nada de sair gastando o dinheiro extra do final de ano com produtos supérfluos. Os juros de empréstimos, limite de conta corrente e cartão de crédito, são muito altos, prefira quitar ou antecipar as parcelas das suas dívidas.

  1. Estabeleça objetivos para o 13º salário e bônus de final de ano

Não quero assustá-los dizendo para não gastar nada do 13º salário e bônus, se você está com as contas em dia, aproveite parte desse dinheiro extra para se divertir, comprar coisas que goste ou quem sabe fazer uma viagem. A ideia é que primeiro você estabeleça um objetivo para esse dinheiro e então o use com consciência.

  1. Escolha o investimento correto

Estabelecendo o objetivo para o dinheiro extra de final de ano, você já pode escolher o melhor investimento para o valor que vai poupar. Lembrem-se, valores que serão usados no curto prazo, aplique nos investimentos mais conservadores, os valores que serão usados no médio prazo, aplique nos investimentos com grau de risco moderado e os valores para longo prazo você pode aplicar nos investimentos com mais risco. Sempre respeite o seu perfil de investidor para não ficar insatisfeito futuramente.

Espero que tenham gostado e boas compras!

Até a próxima quinta.

 

Anúncios

2 comentários em “5 Dicas para não gastar todo seu 13º salário”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s