ESPECIAL DE NATAL – PARTE I !!!

Merry_Christmas_JÁ_TE_FALEI

Chegamos em Dezembro e o ano chega ao fim e com ele chega também o tão esperado Natal, uma das comemorações mais importantes durante o ano.
No Natal é celebrado o nascimento de Jesus também com a tradicional ceia, que acontece de diversas maneiras pelo mundo inteiro. Cada país com a sua tradição, os seus costumes e cada um com um diferente tipo de comida, realiza a ceia de uma maneira e em datas diferentes, mas sempre com o mesmo significado.
De qualquer forma, para fechar o ano, eu sugiro que conheçam um pouco da cultura de outros países e saber um pouco mais o que cada um serve durante a ceia da Natal.

Abaixo segue alguns países e seus costumes:

BRASIL
A ceia de Natal é bastante variada por ser um país grande, que possui muitos estados. Peru, Tender, Chester são os grandes pedidos de todos, onde a presença é certa. Outras delícias também compõem a ceia como: Rabanadas, Nozes, Castanhas, muitas frutas e etc.

EUA
Como no Brasil o peru faz parte da ceia. Mas nesse caso, nos EUA ele é recheado com frutas e molho de cranberry, outro pedido é a pumpkin pie – a torta de abóbora e eggnog – bebida feita de ovos, açúcar, rum e leite. Um dos seus costumes lá é decorar com muitas luzes as suas casas, prédios e ruas e as crianças abrem os  presentes na manhã do domingo.

ALEMANHA
Os germânicos bebem muita cerveja, no Natal gostam de ganso assado com batatas, veado, javali e o famoso e tradicional stollen – bolo de frutras secas – muito parecido com o nosso panetone. Um dos seus costumes são as feiras de Natal, onde podem ser compradas várias guloseimas natalinas, outra curiosidade é que a árvore de Natal teria origem na Alemanha medieval, quando um pinheiro era decorado com maçãs.

MÉXICO
No méxico, o que não pode faltar nas mesas é o famoso bacalhau, o Bacalao a la Vizcaína – bacalhau biscainho, tamales, moles e ponches. Um de seus costumes, além das procissões religiosas, como a que vai ao santuário da Virgem de Guadalupe, há o costume de quebrar as piñatas, que são vasos de barro ou de papel cheio de frutas
doces ou brinquedos, as crianças com seus olhos vendados e de posso de um bastão tentam quebra-las para recolher todas as suas guloseimas.

ITÁLIA
Como podemos imaginar, os italianos consomem massas no Natal, mas também gostam muito de peixe, saladas de vários tipos, queijos, panettone e um bom conhaque e, em alguns lugares comem frutas do mar e lentilha. Um costume bem comum é que os presentes são trocados no dia 6 de Janeiro, uma referência aos reis magos que
levaram presentes ao menino Jesus. Neste dia as crianças deixam algumas meias penduradas para que sejam colocados os presentes.

FRANÇA
Os franceses vão de foie gras – fígado de ganso ou de pato, ostras, salmão defumado, queijos, Bûche Noel – rocambole de creme de castanhas coberto com marzipan.
O seu costume é pedir perdão alguém que tem como desafeto, após a reconciliação, comemoram tomando um bom vinho.

ESPANHA
Amêndoas, marzipan, torrone, mariscos, cordeiro assado, peixe assado, peru com trufas e o tronco de natal- uma sobremesa com manteiga de avelã, mascarpone e açúcar. O seu costume assim como a dos Italianos, também é feito a troca dos presentes no dia 6 de Janeiro e comem a tradicional Rosca dos Reis Magos.

PORTUGAL
Os Portugueses são fanáticos por bacalhau. Nada mais justo que incluí-lo na ceia. Também comem arroz de polvo, rabanadas e bolo de reis – ou bolo-rei – na festa cristã. Já em Portugal as crianças costumam deixar sapatos para o Papai Noel colocar os presentes dentro deles.

Nos vemos semana que vem pessoal aqui no TE FALEI !!!

Anúncios

Uma consideração sobre “ESPECIAL DE NATAL – PARTE I !!!”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s