Aproveitando o clima da Comic Con em São Paulo, vamos falar hoje dos super-heróis e como eles dominaram o mundo cinematográfico. Desde que me entendo por gente, o cinema aproveita-se de produtos de outras veiculações para lucrar nas bilheterias e arrastar milhões para as salas. Além dos livros, as HQ´s são os produtos mais procurados pelos estúdios para transformarem em franquias de sucesso.
Super-heróis sempre estiveram em alta. A idéia de ter alguém para salvar a pátria (mesmo que fazendo um grande estrago em alguns dos casos) sempre atraiu a todos. Através desta idéia, esses filmes garantem bilheteria milionária, público fiel e uma posição invejável nos rankings de exibição. As vendas antecipadas e aumento de sessões de pré-estreias na madrugada anterior provam esse crescente sucesso grandioso. Tanto é que os estúdios já garantiram lançamentos até 2020!

Já ganharam adaptações para o cinema: X-Men, Capitão América, Superman, Batman, Thor, Hellboy, Demolidor, Quarteto-Fantástico, entre outros. Atualmente, os filmes apostam no ar realista e tiram os super-heróis de sua posição gloriosa, colocando-os como justiceiros. Batman, por exemplo, o mais perfeito exemplo desta fórmula, teve uma carreira difícil e bagunçada no cinema, até chegar a nova trilogia comandada por Christopher Nolan (diretor de Interestelar, A Origem), quebrando todos os parâmetros comuns desses filmes, elevando o gênero à categoria máxima de apreciação do público, tendo 100% de aprovação dos fãs.
HOMEM-ARANHA foi um dos responsáveis pela retomada do universo HQ nos cinemas. O mercado estava um tanto frio na época, quando o primeiro filme foi lançado. Foram duas sequências com a primeira trama, que apesar de agradar a todos, deixava a desejar em sua adaptação. Com isso, a Marvel e a Sony Pictures decidiram reiniciar a franquia da maneira correta, com a história fiel e novos atores.

Alguns filmes deixam muito à desejar em suas adaptações e fracassam nas bilheterias e aceitação do publico. Um exemplo disso é Hellboy, que milagrosamente chegou insistente em seu 3º filme. Quarteto Fantástico teve um boa aceitação do publico, mas não agradou o próprio estúdio, que tomou a decisão de iniciar novamente a série, com um remake prometido para 2015.

OS VINGADORES é o carro chefe da Marvel atualmente, já que ele reúne todos os grandes super-heróis de sucesso: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra, Thor e etc. O primeiro filme foi um estrondoso sucesso e já garantiu duas continuações.
SIN CITY, de Frank Miller, não chega a ser propriamente um filme baseado em super-heróis, mas veio da famosa HQ com um forte apelo erótico e violento teve uma vida curta no cinema até agora, mas é um dos melhores no quesito visual. A produção aposta alto em grandes nomes para o elenco e no visual característico, dando um show de imagens e efeitos. Os filmes mesclam histórias dos quadrinhos no melhor estilo preto e branco, impactando com o pouco de cor que apresenta. Têm que ver!

São tantos que para listá-los aqui precisaríamos de uns oito posts com muitas linhas e informações em cada um. Fãs do gênero não me crucifiquem. Não conheço as HQs, mas curto muito os filmes. Então fica aí o espaço aberto para debatermos as adaptações, opinarmos em cada obra e dialogarmos sobre esse universo
Se você é um dos amantes destes filmes, fique ligado no calendário de estréias nos próximos anos:
2015
30/04 – Os Vingadores 2: A Era de Ultron
18/06 – Quarteto Fantástico (remake)
16/07 – Homem-Formiga
2016
12/02 – Deadpool
28/04 – Batman Vs. Superman
05/05 – Capitão América 3
26/05 – X-Men Apocalypse
02/06 – Tartarugas Ninjas 2
08/07 – Doutor Estranho
05/08 – Esquadrão Suicida
11/11 – Sexteto Sinistro
2017
03/03 – Wolverine 3
23/06 – Mulher Maravilha
14/06 – Quarteto Fantástico 2
28/07 – Guardiões da Galáxia 2
17/11 – A Liga da Justiça
2018
23/03 – The Flash
27/07 – Acquaman
2019
05/04 – Shazam
14/06 – A Liga da Justiça 2
2020
03/04 – Cyborg
19/07 – Lanterna Verde (remake)
Para encerrar nossa semana, curta o trailer de OS VINGADORES 2: A ERA DE ULTRON. Até sexta que vem!
BOA SORTE | Direção: Carolina Jabor – Com Deborah Secco, João Pedro Zappa, Cassia Kis Magro, Fernanda Montenegro, Gisele Fróes e Felipe Camargo – Denso, profundo, emocionante. Este longa nacional com certeza vai render bons frutos à atuação impecável de Deborah Secco. Cinema nacional da melhor qualidade.
JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – PARTE 1 | Direção: Francis Lawrence – Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, Philip Seymor Hoffman, e Donald Sutherland – CONTINUO INDICANDO – Denso, sombrio, forte e definitivamente muito impressionante. Esta primeira parte do final arrepia mesmo quem não é fã da série. Jennifer Lawrence está no ápice de sua interpretação na saga. Emoção e empolgação na medida certa! TEM QUE VER!
INTERESTELAR | Direção: Christopher Nolan – Com Matthew McConauguey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Matt Damon, Mackenzie Foy, Michael Caine e Ellen Burstyn – CONTINUO INDICANDO – Apesar da longa duração, é um filme que enche os olhos e ouvidos em todos os aspectos. Com uma história intrigante, efeitos e som deslumbrantes e atuações impecáveis, arrisco-me a dizer que este – se não o melhor – é um dos melhores filmes de ficção científica da história do cinema. TEM QUE VER!
- Quero Matar Meu Chefe 2
- As Aventuras de Paddington
- Caçada Mortal
- Uma Noite de Crime 2: Anarquia
- Homens, Mulheres e Filhos
- À Procura
- Brincante
- Canção para Marion
- Alguém Qualquer
Uma consideração sobre “OS SUPER-HERÓIS E HQ´s NO MUNDO DO CINEMA”