Sobe o Samba – Raízes…

Hoje quero agradecer…

sobeosamba_jatefalei-23Finalizamos nesse final de semana (29/11) um projeto iniciado em agosto. Fui convidado pelo então mestre da Bateria Fúria Vermelha, Gustavo Maxwel, a documentar o desenvolvimento do projeto para a festa de comemoração de 5 anos da bateria do curso de Psicologia da Mackenzie, onde me formei.

“tá, mas e daí?”

sobeosamba_jatefalei-22Aprendi com meus professores, meus amigos, enfim, com a vida, que podemos (e devemos) aplicar nossos talentos muto além do alcance de um lucro material. Quando o seu trabalho tem a capacidade de tocar e alcançar uma pessoa, ou ajudar e divulgar uma causa, pense bem, pode valer muito a pena aplicar seus conhecimentos e esforço em  um ideal, um objetivo comum. Não escolhi a Fúria…  ela me escolheu.

O Projeto

sobeosamba_jatefalei-1 (2)Simplesmente por ser um pedido de um amigo tão próximo, um gigante na minha vida, com quem convivi desde o primeiro dia em que pisei na universidade até o dia em que pegamos nossos diplomas e que trago comigo até hoje, aceitei a proposta na primeira oportunidade. Conheço e confio, sabia que vinha coisa boa.

Na sala de reuniões da Fúria, Bar do Zé, Rua Maria Borba, me explicaram melhor a proposta. Um projeto documental, com o objetivo de divulgar a festa de 5 anos, e criar material sobre a história e importância da Bateria para os alunos do curso. Faríamos fotos de ensaios e apresentações, registraríamos parte do cotidiano da Fúria e lançaríamos 5 vídeos sobre diferentes perspectivas, alunos, atletas, torcida, membros da bateria e os mestres apresentando toda a história até então, velada.sobeosamba_jatefalei-12

sobeosamba_jatefalei-22Mas pera aí? Vídeos? Pois é, também fiquei surpreso, nunca havia trabalhado com vídeo e confesso que tive certa dificuldade. Gastei em novos equipamentos, estudei, errei e aprendi… e aprendi muito mais do que esperava.

Sangue e suor

Comecei então a acompanhar o cotidiano da Fúria, fui acolhido. Fui acolhido ali por cada membro, em cada momento. Leva instrumento, traz instrumento, hora de ensaiar, sala trancada, desentendimentos, opiniões, horário, atraso, círculo militar, embates, stress e sobe o samba…sobeosamba_jatefalei-13

sobeosamba_jatefalei-24E quando sobe o samba… é lindo, emociona, alegra, descarrega, vem a catarse, as lágrimas, ritimo, público e bateria em transe. Não tem como descrever, e quanto mais perto, mais perto você quer chegar. Você sente a batida no peito, move e comove sem sua permissão. “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é…”

sobeosamba_jatefalei-19A cada membro que eu vi dar o sangue por aquele ideal me inspirava mais e mais a dar o meu sangue também. E levo isso comigo, dei o sangue ali, e darei o sangue agora nos meus ideais.

Raízes

Logo que fui chamado, não sabia o que esperar, não sabia o que estava sendo planejado e não sabia a importância daquilo que eu teria a oportunidade de documentar. Mesmo já tendo ouvido, presenciado apresentações, nunca entendi o esforço que existe por trás de uma bateria universitária, da falta de estrutura enfrentada cotidiana e incansavelmente e da falta de apoio e suporte das instituições as quais estão vinculadas.

sobeosamba_jatefalei-3Ouvi histórias de um mestre que por puro amor partiu do zero, convencendo e angariando apoio de seus colegas, seus amigos, que acreditaram e investiram contra toda a lógica numa idéia. Mestre Enzo, fundador e primeiro mestre da Fúria, que fala do samba com propriedade de poucos. Criou e importou tradições, prende sua emoção por mais de uma hora e meia de 5 anos de história com sua fala embargada e visão profunda e demorada das coisas.

sobeosamba_jatefalei-29Todos os outros mestres e membros que tiveram participação na fundação, na raíz, ou que guiaram e carregaram o desenvolvimento da bateria até ela se tornar o que se tornou hoje. Do zero, surgiu uma bateria que desde o início se associa, sem vergonha nenhuma, às suas iguais para crescer e para ajudar a crescer, opostos que se desafiam nos enredos, mas se ajudam nos bastidores. Uma bateria conhecida e respeitada justamente por sua capacidade de integração.

A surpresa e o Grande Dia

sobeosamba_jatefalei-30Mas a festa não marcaria apenas os 5 anos de existência, não marcaria apenas o passado, marca também o futuro, a transição de mestre, Mestre Gustavo passava o anel de bamba à nova mestre, incrívelmente capaz e competente, a nova Mestre Natália Oliveira. Que entrou na bateria, cresceu, ganhou seu espaço e fez por merecer o novo título e cada responsabilidade que o acompanha, e que no dia da comemoração recebeu então seu novo posto.sobeosamba_jatefalei-2

sobeosamba_jatefalei-4Vi nos olhos de cada membro ali a importância daquele momento, o resultado de todo o esforço e de todo o suor derramado. A festa foi totalmente organizada pela própria bateria, e advinhem, sem apoio nem suporte nenhum se não de seus próprios membros, já virou tradição, mas é uma pena que algo tão incrível, que envolve e comove tanta gente,  entre membros, ritimistas e alunos do curso conte com tão pouco apoio daquilo que representa. Essa é uma tradição na qual a mudança é bem vinda e só faz acrescentar à vida acadêmica, à vida de estudante de um aluno universitário.

sobeosamba_jatefalei-31Aprendi com o samba a importância da raiz, gostaria de ter entendido essa importância antes, mas sei que daqui pra frente nunca deixarei de lembrar e criar novas raízes aonde quer que eu vá. Por isso continuarei esse trabalho por um ideal. E farei o possível pra divulgar e mostrar essas raízes. “Não deixe o samba morrer…”

sobeosamba_jatefalei-1A cada mestre, a cada ritimista, a cada aluno, a cada envolvido, resumo então minha participação em duas palavras, mas palavras ditas em alto e bom som, de peito aberto e olhos marejados.

Parabéns e Obrigado.

UPDATE: Logo que postei esse texto, fui informado pelo Mestre Gustavo que hoje, 02 de Dezembro é Dia Nacional do Samba, uma feliz e incrível coincidência! Feliz dia do Samba pra você!

Links para todo o material produzido:

Página Fúria Vermelha

Vídeos:

Recepção
Atletas
Torcida
História 1
História 2
Bateria por bateria
Teaser 1 – Acromania II
Teaser 2 – Acromania II

23 comentários em “Sobe o Samba – Raízes…”

    1. Gu! tenho muito a agradecer particularmente, especialmente à você! Que encabeça a tanto tempo, fez crescer e criou coisas inimagináveis! Fez parte da história e manteve toda a tradição que herdou!
      Espero que o seu empenho e sua dedicação inspirem os próximos…
      Cara, só tenho a agradecer por ter me colocado nessa!
      Fica tudo aquilo que escrevi no texto!
      Parabéns!!!

      Curtir

  1. Vitor, muito obrigado pela dedicação, pelo trabalho e por toda essa experiência! É muito gratificante ver alguém de fora percebendo todo o esforço e amor que colocamos nessa bateria. Com certeza você faz parte dessa história e registrou de uma maneira incrível a comemoração dos 5 anos. Parabéns pelo trabalho e até uma próxima ! 😉

    Curtir

    1. É incrível o amor, respeito e esforço que vocês empenham na bateria! É muito amor mesmo! dá pra perceber, e eu espero ter conseguido traduzir um pouco esse sentimento de vocês, pra inspirar os próximos e próximos e próximos…

      Parabéns!

      Curtir

  2. Esse post em algumas horas chegou a arrepiar.. Essa parceria FV/Vitor Ricciardi Chiarello foi realmente sem palavras.. Para mim, pelo menos, já que você encontrou nelas uma forma muito foda de demonstrar o quão feliz e realizado está com a parceria..
    Já compartilhei o post e usei suas palavras.. Usarei de novo aqui mais uma vez: Parabéns e Obrigado.

    Curtir

    1. Gu, tenha certeza que essa é exatamente a mesma sensação que qualquer um que assiste a fúria tem!
      Foi, e continuará sendo sensacional nossa parceria. Quis transmitir aquilo que sinto a cada apresentação…
      Vocês são incríveis!
      Muito obrigado por tudo!!!

      Curtir

  3. Vitão, você foi excepcional na sua dedicação, se envolveu como poucos dentro da bateria.
    É notável todo o empenho e carinho na condução de todo o projeto.
    Parabéns por tudo que realizou, espero que esta experiência tenha lhe trazido uma bagagem interessante para seu futuro.
    Muito sucesso e muito obrigado!

    Curtir

    1. Pauliiinho! pode ter certeza que foi um laboratório sensacional!!! Aprendi e cresci muito com vocês!
      E parabéns por tudo que vocês realizaram e continuarão realizando.
      Muito sucesso e muito obrigado também!!!

      Curtir

  4. Simplesmente sensacional!!! Nós da Fúria é que só temos a te agradecer por todo apoio, e por esse tempo que ficou junto da gente!!! Te esperamos para a produção da próxima festa, para tocar com a gente quando estiver afim, ou para mais reuniões no Bar do Zé!! Muito obrigada Vitão!!!

    Curtir

    1. Também tenho muito o que agradecer, Naty! Além de me acolherem como um de vocês, tive a oportunidade de estudar num laboratório incrivelmente rico. Ooooopa! Só chamar, nem que seja reunião só pra decidir qual cerveja tomar na reunião! Espero ter fincado minhas raízes na Fúria. Acompanho vocês sempre agora!

      Curtir

Comente este Post