DO VHS À INTERNET: OS AVANÇOS DO MUNDO CINEMATOGRÁFICO

Muito se comenta sobre a expansão da internet e onde iremos parar com tudo isso. Ainda na infância, vivi a era VHS, das extintas videolocadoras, época esta onde só tínhamos oportunidades de assistirmos filmes ou no cinema, ou na televisão ou através das fitas da videolocadora. Pouco se sabia sobre as produções dos filmes, sobre futuros lançamentos ou notícias do gênero. De vinte anos para cá, a popularização do tema veio com o avanço da internet, que como toda situação, tem seus prós e contras e é exatamente isso que vamos brevemente analisar aqui hoje.

Os que foram crianças e adolescentes nos anos 90 foram muito felizes ao rebobinar fitas, passar horas na locadora escolhendo títulos, mas infelizes por não saber o que esperar do mundo cinematográfico em notícias e fácil acesso. Pouca coisa era passada para o público sobre os filmes, coisa que só veio aparecer com a chegada do DVD. No DVD, já conseguíamos ter acesso aos extras, sendo eles making of, entrevistas, erros de gravação, entre outros. Paralelamente fomos percebendo o avanço da internet, ainda que apenas para informar sobre os filmes, noticiar as próximas produções e disponibilizar trailers. Então veio a pirataria banalizada: filmes gravados diretamente do cinema desfalcaram levemente o mercado home vídeo. Com sorte, o público foi pegando gosto pela qualidade e, aos poucos, largando este tipo de pirataria. E é aí que aparecem YouTube e sites de download de filmes. Estes anunciavam um fim próximo das videolocadoras, deixando apenas os mais ávidos cinéfilos com cadastro ativo nos estabelecimentos. Na tentativa de sobrevivência, alguns deles iniciaram um serviço de delivery de filmes, bem sucedido apenas com a famosa (e também extinta Blockbuster). O Blu-Ray chegou no mercado para reforçar e modernizar a qualidade oferecida nas videolocadoras com a alta definição. Mas nem mesmo este salva o serviço de home vídeo com a chegada do stream, formatos como Netflix e NetMovies, no qual pode-se acessar tudo quanto é tipo de final através da sua SmartTV ou computadores. E aqui estamos hoje.

O que podemos nos beneficiar com isso? Temos tudo ali, na mão, o filme de fácil acesso a hora que quisermos e o filme que quisermos por um preço muito acessível. Simples assim. É legal e prático? Sim. Os mais entendidos da internet ainda se beneficiam da pirataria avançada e baixam os filmes na alta definição. Há os que ainda colecionam filmes em DVD ou Blu-ray, mas isto também é apenas uma questão de tempo para, infelizmente, chegar ao fim. Mas o que esperar de um futuro próximo? Vale realmente a pena continuar colecionando filmes em mídias, sendo que a qualquer momento os aparelhos correm o risco de serem limados do mercado? Assim como citei no post sobre o fim das videolocadoras, ainda me faz falta o cheirinho do VHS e as maratonas à locadoras.

Para comemorar e exemplificar o lado positivo citado na matéria, deixo aqui o trailer do próximo Jurassic Park, filme que estreia apenas dia 12 de Junho e a internet nos presenteia com esta prévia em tanto tempo de antecedência. Spielberg mostrando que resiste firmemente com sua legião de fãs independente da era cinematográfica que vivemos. É mestre! Aproveitem!

ja_te_falei_indicações_cinema

estrelas_cine5 JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – PARTE 1  |  Direção: Francis Lawrence – Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, Philip Seymor Hoffman, e Donald Sutherland  – CONTINUO INDICANDO – Denso, sombrio, forte e definitivamente muito impressionante. Esta primeira parte do final arrepia mesmo quem não é fã da série. Jennifer Lawrence está no ápice de sua interpretação na saga. Emoção e empolgação na medida certa! TEM QUE VER!

INTERESTELAR  |  Direção: Christopher Nolan – Com Matthew McConauguey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Matt Damon, Mackenzie Foy, Michael Caine e Ellen Burstyn  – CONTINUO INDICANDO – Apesar da longa duração, é um filme que enche os olhos e ouvidos em todos os aspectos. Com uma história intrigante, efeitos e som deslumbrantes e atuações impecáveis, arrisco-me a dizer que este – se não o melhor – é um dos melhores filmes de ficção científica da história do cinema. TEM QUE VER!

ja_te_falei_estreias_cinema

  • Boa sorte
  • De Volta ao Jogo
  • O Casamento de Gorete
  • Sétimo
  • Elsa & Fred
  • Os Amigos
Anúncios

Uma consideração sobre “DO VHS À INTERNET: OS AVANÇOS DO MUNDO CINEMATOGRÁFICO”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s