Combate ao câncer

Eu venci o câncer. Você também pode!

Combate ao câncer

O dia 27 de Novembro é uma data muito especial, hoje é o DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER. Nesta data é muito comum a mídia dar espaço para falarmos sobre esta doença traiçoeira e silenciosa, hoje podemos usar um grande espaço para divulgar algumas atitudes básicas que podem salvar vidas.

 A primeira coisa a fazer é explicar o que é o câncer, segundo a SBCO Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, “Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam com esse crescimento anormal  e fora de controle das células. Outro nome para o câncer é neoplasia. A ciência que estuda o câncer se denomina Oncologia e o profissional que trata a doença é o oncologista.”

 Para saber como são as células normais do corpo, como o câncer começa, como se espalha, o que causa, os tipos de doença, prevenção, diagnóstico e tratamento você pode acessar a página do SBCO com informações importantes e muito bem explicadas. A informação pode salvar vidas, serve para você, seus amigos, conhecidos e familiares, espalhe informação e ajude a combater o Câncer.

 Combate ao câncer

Hoje vou compartilhar com vocês a minha experiência com o câncer. Em 2008 fui diagnosticado com câncer de testículo, na época eu andava muito de bicicleta e costumava bater o testículo, então demorei muito para procurar o médico e descobrir o que era realmente aquele inchaço. Devido a esta demora no diagnóstico, tive metástase nos pulmões e fiquei muito debilitado, sem fôlego e assustado com o sangue que vinha da minha área respiratória.

 Assim que descobrimos a doença, minha esposa e eu não sabíamos o que realmente significava, na minha pura ignorância e ingenuidade achava que quem tinha câncer tinha os dias contados para a morte.

 Fomos estudar e descobrimos que muitas pessoas ficam curadas e com a vida normal quando feito o tratamento adequado. Foi isso que fizemos, procuramos o tratamento adequado e em poucos dias fiz uma cirurgia para a retirada do testículo, mas não estava acabado, ainda tinha que cuidar dos pulmões e isso foi feito através de quimioterapia, foram inúmeras sessões de drogas que ao mesmo tempo que agride e mata as células cancerígenas, agridem também as células boas e causam vários efeitos colaterais.

 Combate ao câncer

Foram dias de luta e paciência, aliados a muita fé, esperança e coragem minha e de minha esposa, que tenho certeza, foi fundamental na luta contra o câncer, assim como muitos amigos. O apoio ao paciente é muito importante e com amor é melhor ainda. Também reparei durante as várias sessões de quimioterapia, onde dividia o espaço com outros pacientes, a atitude de cada um. Alguns, assim como eu, tinha certeza absoluta que este era um curto espaço de tempo e que iria sair desta para uma vida longa, outros no entanto, estavam entregues e já não tinham tanta certeza da vitória e ao meu ver, isso pode interferir muito no tratamento.

 Combate ao câncer

Muitas pessoas tem vergonha da aparência durante o tratamento, eu tenho muito orgulho,  sempre que posso mostrar para um novo paciente como eu fiquei e como estou hoje, fico mais orgulhoso ainda mas devo confessar que as vezes me assusto.

Poderia ficar escrevendo dias e dias sobre cada pequeno detalhe durante o tratamento, mas o que quero realmente compartilhar com todos neste dia é que EU VENCI O CÂNCER E MUITOS TAMBÉM PODEM.

 A primeira coisa a fazer quando tiver algo errado como seu corpo é procurar cuidados médicos, se o câncer for diagnosticado cedo, as chances de cura são altas.

 Quem estiver passando por isso ou tiver uma amigo ou parente que precise de força para superar esta fase, entre em contato,  tenho muita coisa boa para contar.

Abraço a todos e até a próxima semana.

Eddie Gomes

8 comentários em “Eu venci o câncer. Você também pode!”

Comente este Post