Como aplicar em Títulos Públicos

investimento titulos publicos

 

Vocês já devem ter escutado muito sobre títulos públicos. Vou explicar hoje como aplicar nesses papéis.

Os títulos públicos são emitidos pelo governo federal com o objetivo de arrecadar dinheiro para o governo. Logo a pessoa que está comprando títulos públicos está emprestando dinheiro para o governo e recebendo uma taxa de juros pré-determinada como rentabilidade. Os títulos públicos são considerados os ativos de menor risco. Além de ter a garantia do Tesouro Nacional, o Brasil é considerado um ótimo emissor, segundo as agencias classificadoras de risco.

Existem algumas maneiras de adquirir esses títulos. Comprar cotas de fundos que investem em títulos públicos; através de uma Instituição Financeira; diretamente pelo site do tesouro direto.

Para comprar os títulos públicos, primeiro é preciso efetuar o cadastro em alguma instituição financeira habilitada/agentes de custódia . Esse agente/instituição será responsável pelo seu cadastro na Bovespa. Após o cadastro, o investidor receberá uma senha para acesso ao site do tesouro direto.

Todo investidor portador de CPF e conta bancária pode investir em títulos públicos. Você pode começar a investir valores a partir de R$ 30,00 em títulos de diferentes prazos.

Os títulos que você pode comprar podem ser pré ou pós-fixados, já expliquei a diferença em outro post, lembram? Os títulos você deve escolher de acordo com os seus objetivos e prazos.

As taxas para efetuar a compra são:

  • Taxa do agente/instituição – você pode conferir o ranking dessas taxas clicando aqui.
  • Taxas cobradas pela Bovespa – 0,30%a.a cobrada sobre o valor dos títulos.

Os Impostos cobrados são os mesmos do CDB: IR e IOF.

Ficou curioso? Quer ler mais sobre isso?

É só acessar o site do Tesouro Direto.

Até a próxima quinta!

 

 

2 comentários em “Como aplicar em Títulos Públicos”

Comente este Post