LOCADORAS: UMA SAUDADE

A minha vida inteira foi marcada por assistir filmes e ver alguns deles se tornarem grandes clássicos. Jurassic Park, Titanic, Harry Potter e Senhor dos Anéis são alguns deles, que me remetem imediatamente à bons momentos marcantes. No auge da minha adolescência, o meu programa preferido era ir correndo às locadoras quando lançava um filme novo.

Sexta à noite era o momento em que as pessoas travavam uma batalha épica para locar os principais lançamentos ou para reservar os filmes para o sábado. Regradamente, toda quarta-feira eu alugava algum filme, era o combinado que tinha com meus pais e neste dia, a locadora – assim como o cinema – realizava promoções. Além da quarta, o sábado era o dia sagrado para se alugar filmes, já que era possível ficar mais tempo com os filmes (a locadora não abria aos domingos e as devoluções ficavam para a segunda-feira). Aluga de três a quatro filmes e passava o final de semana inteiro vendo filmes ou com a família ou com os amigos.

Ser o primeiro cliente a alugar aquele filme que tinha acabado de lançar, ter a oportunidade de inaugurar a fita ou o dvd era como ganhar um prêmio! Sensação maravilhosa a de abrir o estojo do filme e sentir aquele cheirinho de novo, assistir sem nenhuma trepidação de imagem e som pelo uso constante da fita…ah, que saudade!

Um outro grande prazer era colecionar filmes preferidos. Lembro exatamente do dia em que ganhei a fita dupla do filme Titanic, edição limitada, que vinha em uma caixa cheia de bônus, imagens e brindes do filme. Guardo a caixa até hoje! Ainda tive o dvd do mesmo filme e recentemente ganhei o Blu-ray!

"Titanic" em três gerações de mídias: VHS, DVD e Blu-ray
“Titanic” em três gerações de mídias: VHS, DVD e Blu-ray

Infelizmente, passamos para a era digital e tudo isso foi embora. Esse novo tempo teve início com o avanço dos canais a cabo, que exibiam os filmes pouco tempo depois de terem sido lançados nas locadoras. Depois vieram os serviços Pay-Per-View, no qual era possível comprar o filme pelo controle remoto na mesma época em que era lançado nas locadoras, apesar do preço abusivo. Ainda nesta época veio a popularização dos DVDs, que baixaram radicalmente os preços, compensando muito mais comprá-los do que alugá-los. Mais tarde chegaram as televisões em HD impressionando com suas imagens super nítidas e com elas, o Blu-Ray, mídia em alta definição que apesar do alto custo não intimidava os cinéfilos a preferirem por esta mídia.

Hoje em dia, o foco é na internet. YouTube, Elite dos Blu-rays e Pirate Bay são alguns dos sites onde é possível baixar e/ou assistir filmes online de uma maneira não tão fácil a primeira vista, mas muito eficiente quando se pega a prática. Exatamente aqui que foi declarado o fim oficial das videolocadoras. Logo, os empresários Reed Hastings e Marc Randolph desenvolveram o Netflix, site/aplicativo de aluguel de filmes em streaming, marcando um novo rumo ao mercado de home vídeo.

Ainda com toda essa facilidade de acesso e praticidade, morro de saudade daquele som ao abrir a caixa do vhs, o cheirinho da fita e, por incrível que pareça, de rebobinar a fita para devolver na locadora sem pagar taxa extra! Frequentava tanto na locadora, que peguei uma amizade muito grande com o dono de uma delas, com os filhos dele, amigos que levei para minha vida inteira. Fora os amigos que fiz lá, outros clientes que viviam na locadora e viraram grandes amigos até hoje, inclusive que me acompanham em minhas sessões pipoca no cinema e em casa.

Dica de hoje: Corra até a última locadora do seu bairro (se ainda existir – aqui na Zona Leste, a última é a Renata Vídeo, com uma ampla variedade de filmes e muitos DVDs e Blu-rays à venda por um preço baratíssimo) antes que ela também feche, alugue um desses filmes mais antigos, reúna os amigos e brinde a fase gostosa que viveu!

Renata Vídeo: a unica sobrevivente na Zona Leste, localizada na Av. Conselheiro Carrão.
Renata Vídeo: a unica sobrevivente na Zona Leste, localizada na Av. Conselheiro Carrão.

.

ja_te_falei_indicações_cinema

estrelas_cine3 TIM MAIA  |  Direção: Mauro Lima – Com Babu Santana, Robson Nunes, Alinne Moraes, Cauã Reymond, George Sauma, Laila Zaid  – Não propriamente uma indicação, até porque eu mesmo não gostei. Público dividido. Filme longo, a narrativa se perde na proposta (ou a falta de). Senti falta de mais músicas do Tim. Ponto alto no elenco, todos incríveis.

ja_te_falei_estreias_cinema

  • Interestelar
  • A Mansão Mágica
  • Made In China
  • November Man – Um Espião Nunca Morre
  • Apneia
  • Uma Viagem Extraordinária
  • Mão na Luva
  • Mil Vezes Boa Noite
Anúncios

4 comentários em “LOCADORAS: UMA SAUDADE”

  1. Gostaria de fazer uma correção, a Renata Vídeo não é a última locadora da Zona Leste de São Paulo, até a atual data, 29 de Julho de 2015, existem duas vídeo locadoras localizadas na Avenida Itaquera, são elas a Veja Video e Dika Vídeo, aliás a Dika Vídeo apesar de pequena, possui um acervo de filmes muito maior que o que tinha na própria Renata Vídeo.

    Curtir

    1. Olá Luiz! Muito obrigado pelo comentário! Você está certo! Inclusive, a própria Renata Vídeo já encerrou suas atividades. E acabei de conhecer a Dika Vídeo! Vou dar uma passada por lá! Adoro locadoras e coleciono DVDs!

      Curtir

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s