Como vamos falar muito durante os posts sobre os juros pré e pós-fixados é legal saberem a diferença.
Quando resolvemos fazer um investimento em um produto pré-fixado você saberá qual será a sua rentabilidade pois a taxa é estabelecida na contratação. Exemplo, o banco XX oferece 8% ao ano para você deixar R$ 5.000,00 investidos em um determinado produto por um determinado tempo, nesse caso você já sabe que se trata de um investimento pré-fixado. Os investimentos pré-fixados se beneficiam com a queda da taxa de juros.
Já o investimento em um produto pós-fixado, você saberá no momento da contratação o percentual da taxa de juros que você terá como rentabilidade e em qual taxa esse investimento estará indexado. Exemplo, o banco XX oferece 100% do CDI(taxa indexada) como rentabilidade se você aplicar R$ 5.000,00 em um determinado produto, nesse caso você já sabe que se trata de um investimento pós-fixado. Os investimentos pós-fixados se beneficiam com a alta da taxa de juros.
Esperamos que os investimentos conservadores tenham rendimento próximo à taxa de juros (SELIC/CDI), é claro que isso depende do valor que será aplicado, custos das operações, percentuais, prazos, enfim, mas é isso que se espera de um investimento conservador.
No caso dos investimentos pós-fixados, quanto maior a taxa de juros indexada ao produto que estou aplicando melhor será o meu rendimento, já que recebo um percentual dessa taxa então quero que essa taxa seja bem alta e que o meu percentual também.
Já no caso dos investimentos pré-fixados, quanto menor a taxa de juros melhor a minha rentabilidade, já que foi estabelecido na contratação o meu rendimento, eu não quero que a taxa de juros fique maior da que foi estabelecida, nesse caso eu teria um melhor rendimento se tivesse optado por um investimento pós-fixado.
Existem produtos de investimento que só trabalham com a taxa pós-fixada, outros apenas com a pré-fixada e outras que trabalham com as duas em um mesmo produto.
Espero que tenham entendido a diferença.
Para maiores informações, tem uma matéria bem bacana no site da Infomoney.
Até a próxima quinta!
Boas dicas!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bem bacana Tatá! 😉
CurtirCurtir