E AÍ, QUANTO COBRAR ?

Quanto_Cobrar

Não vou falar aqui o quanto você deve cobrar, seja em real, dólar ou em outra moeda, pois eu acho que você não deve se basear pelo preço da concorrência. O mais importante é que você chegue no seu preço.

Pense sempre assim, se você está cobrando pelo seu trabalho é porque você já tem uma certa segurança e sabe o que está fazendo. É ISSO QUE SEPARA O PROFISSIONAL DE UM AMADOR. Se você pensar, “será que estou cobrando caro?” é porque ainda falta um pingo de segurança no seu trabalho. O melhor que se tem a fazer nesse caso é não cobrar e aproveitar esse tempo para treinar bastante e presentear seus amigos e familiares com bolos e doces, o que também é um ótimo investimento. Imagine o seu bolo e seus doces como um cartão de visita. Todos que experimentarem dos seus doces e bolos e gostarem, são clientes em potencial.

Com esta parte bem resolvida, está na hora de saber o quanto cobrar pelo seu trabalho, a fórmula matemática é bem simples e serve para todos:

CUSTO DIRETO   ⇒   DIVIDIDO PELO NÚMERO DE PESSOAS   ⇒   x3

Sendo que:

Custo Direto: o que você gastou de ingredientes, cobertura, recheio e tudo mais que você precisar para fazer seu bolo ou seus doces.

Número de pessoas: o rendimento do seu bolo.

x3: esta parte fecha tudo. Uma parte paga o seu custo direto (tudo o que você gastou), a segunda parte paga o seu CUSTO INDIRETO (aquilo que você não consegue somar, como água, luz, gás, tempo de trabalho) e a terceira parte é o seu lucro líquido.

Depois de tudo isso, chegamos num valor mínimo. Se você está cobrando menos que este valor que você chegou, significa que você está com excesso de trabalho, pagando o mercado e não lucrando nada. Se está na média ou mais, que ótimo!! Agora já pode ter algum lucro.

Após todas as contas feitas, chegando no seu preço mínimo, temos 2 opções, apesar de ser opostos, da muito certo: você cobrar o valor mínimo, sem dar desconto nenhum, ou você da o bolo ou os doces de presente.

Se ainda sim o cliente achou caro ou pediu mais desconto. Pense em outras opções, se você não quiser dar o desconto, diminua o bolo ou deixe a decoração mais simples.

Fiquem ligados no TE FALEI !!!

Anúncios

Uma consideração sobre “E AÍ, QUANTO COBRAR ?”

  1. Boas dicas Alan!!! Acho que em todas as profissões, as quais trabalhamos de forma autônoma, fica bem difícil “colocar” um valor no nosso trabalho. E concordo com você, temos que ser confiantes no nosso potencial!!!

    Curtir

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s