ESPECIAL FILMES DE TERROR – PARTE 3: CURIOSIDADES

Continuando nossa saga medonha nos posts de Outubro, hoje vamos ver um pouco sobre curiosidades dos filmes de terror, alguns engraçados, outros desgraçados…enfim, riscos que a produção corre por mexer com “algo que está quieto”. Do lado de cá, de espectador, tenho a impressão que deva ser super divertido participar de uma produção dessas. Inclusive, meu lado ator ansiava por um trabalho em um filme de terror. Até agora…

MALDIÇÕES – Como se já não bastassem os filmes serem assustadores para quem assiste, alguns que participam deles também sofrem muito com “maldições” que acercam as produções. O recordista de fatos estranhos durante a produção é “O Exorcista”. Lembro bem de quando eu era pequeno querendo assistir o filme, minha mãe dizia: “não assiste, não mexe com isso que chama energia negativa”. Bom, se na teoria dela quem assistisse já ficava perturbado, imagina quem realmente mexia com isso. Uma série de fenômenos inexplicáveis ganhou notoriedade na época, aumentando o medo do espectador que iria assistir o filme. Em “A Profecia” e “Poltergeist”, os números de acidentes e fenômenos também são assustadores.

exorcista_capa_poster

  • Jack McGowran é o primeiro na maldição. Seu personagem é o primeiro que morre no filme, mas uma semana após gravar a cena, ele morreu de verdade.
  • O ator protagonista Max Von Sydow, o padre Merrin, soube da morte do irmão durante as filmagens do filme, exatamente no dia em que gravou as cenas mais pesadas do filme.
  • Ellen Burstyn, a mãe da menina possuída sofreu uma grave lesão durante uma das cenas em que é puxada por cabos simulando um empurrão das forças sobrenaturais.
  • O cenotécnico que refrigerava o quarto durante as gravações das cenas de possessão morreu de forma misteriosa logo após o termino das gravações.
  • Um dos carpinteiros serrou o dedão do pé durante a construção de um dos sets.
  • O vigia noturno foi morto a tiros enquanto rondava os cenários na madrugada. O assassino nunca foi encontrado.
  • A esposa de um dos assistentes de câmera perdeu o bebê enquanto o marido rodava as cenas de possessão.
  • Linda Blair teve uma adolescência conturbada e acabou envolvendo-se com drogas aos 18 anos. Após as gravações, a atriz caiu no esquecimento. Apesar de ter sido indicada ao Oscar por sua performance no filme, ninguém queria trabalhar com a garota, pois acreditavam que ela realmente havia sido possuída pelo demônio.
  • Mercedes McCambrige é a atriz responsável pela voz demoníaca de Regan. Durante as gravações, ela comia ovos crus, fumava em excesso, entre outros absurdos. Tudo para ficar com a voz do diabo. Porém, a produção esqueceu de creditá-la na ficha técnica do filme e sofreu um processo demorado com isso, até que na remasterização, seu nome foi incluído nos créditos finais.
  • O filme foi proibido em diversos países por ser considerado forte demais. Logo na primeira semana de exibição, o público desmaiava com frequência e a maioria das pessoas não tinham coragem de terminar de assistir, indo embora sem ver o desfecho do filme.
  • Hoje, o filme não desperta tanto medo nas pessoas como antigamente. Os filmes de terror foram se aperfeiçoando e “O Exorcista” foi passado para trás. Na tentativa de reanimar este público, a produção acrescentou figuras demoníacas nesta última remasterização e incluiu as cenas excluídas da edição original, vendendo essa nova “Versão do Diretor”.
  • Alguns dos membros da equipe e elenco não assiste mais o filme por não querer recordar a experiência difícil e traumática das gravações.

Porém, não é só de momentos ruins que se faz um filme de terror. Alguns fatos curiosos (e alguns até engraçados) vem à tona para acalmar os tremores de quem sofre com esses filmes.

TRÊS EM UM – O nome completo do boneco Chucky em sua versão humana é Charles Lee Ray, em “homenagem” à três notórios assassinos da vida real: Charles Manson, Lee Harvey Oswald e James Earl Ray.

Charles Manson, Lee Harvey Oswald e James Earl Ray respectivamente.
Charles Manson, Lee Harvey Oswald e James Earl Ray respectivamente.

MÁSCARA IMPROVISADA – O assassino Michael Myers, de Halloween, usava uma máscara branca. A verdade é que a máscara é o rosto do ator William Shatner, de Star Trek. A produção do filme não desenvolveu uma máscara exclusiva para o filme e acabou comprando a máscara mais em conta na loja de fantasias, alargou o formato dos olhos, remodelou os cabelos e pintou-a de branco.

William Shatner, a máscara original ao centro e já estilizada para o personagem Michael Myers.
William Shatner, a máscara original ao centro e já estilizada para o personagem Michael Myers.

FORÇA TAREFA – Para não fugirmos do assunto Halloween, o filme foi um dos mais rentáveis em relação a custo-benefício. A verba de produção era tão escassa, que os atores usavam suas próprias roupas. Jamie Lee Curtis, ainda novata, gastou menos de 100 dolares em uma loja de departamento comprando roupas iguais para serem usadas durante as cenas. Os atores inclusive ajudavam na limpeza dos sets antes e depois das gravações.

Em destaque, Jamie Lee Curtis aguarda sua carona após um dia de gravação. Ao lado, ela posa com suas colegas de elenco Nancy Kyes e PJ Soles.
Em destaque, Jamie Lee Curtis aguarda sua carona após um dia de gravação. Ao lado, ela posa com suas colegas de elenco Nancy Kyes e PJ Soles.

MULTIFACETADO – Joseph Bishara é o compositor das trilhas sonoras arrepiantes de Invocação do Mal, Annabelle e Sobrenatural. O que ninguém sabe, é que o cara, além de compor as músicas, ele dá vida à todos os monstrengos, demônios e fantasmas destes filmes.

Em destaque, o ator e compositor Joseph Bishara. No alto, como Bathsheba em "Invocação do Mal" e embaixo como a criatura de "Sobrenatural".
Em destaque, o ator e compositor Joseph Bishara. No alto, como Bathsheba em “Invocação do Mal” e embaixo como a criatura de “Sobrenatural”.

UMA BONECA FOFINHA – Falando em Annabelle, o filme é inspirado em uma história real e a boneca AINDA existe. Ela está guardada na casa de Lorraine Warren, a paranormal que “solucionou” o seu caso. Mas ela não é nem um pouco assustadora visualmente falando. Na verdade ela é até fofinha, uma bonequinha de pano comum, o que deixa tudo mais sinistro ainda. Olhando ela, você nunca vai imaginar que aquela boneca foi um canal usado pelas forças do mal para adentrar em nosso plano.

À esquerda, a boneca feita exclusivamente para os filmes. à direita, a boneca real, que chega até ser bonitinha!
À esquerda, a boneca feita exclusivamente para os filmes. à direita, a boneca real, que chega até ser bonitinha!

ACAMPANDO NO BOSQUE FELIZ – Que a Bruxa de Blair é uma farsa, todos já sabem. Aliás, é possível visitar a floresta utilizada nas gravações. Lá, você vai se deparar com famílias acampando, crianças felizes e cheias de vida correndo bosque afora. Trata-se de Seneca Creek, uma espécie de parque nacional no estado de Maryland, com prática de canoagem, pesca e arvorismo. No entanto, para dar mais realidade à interpretação dos atores, a equipe praticamente os abandonou na área isolada do bosque durante 6 dias e, sem avisar, os assustava com barulhos noturnos.

Um grupo posa para fotos antes de se aventurar nas trilhas de Seneca Creek Park.
Um grupo posa para fotos antes de se aventurar nas trilhas de Seneca Creek Park.

ACAMPANDO NO BOSQUE FELIZ: PARTE 2 – Ainda falando em bosque, as filmagens de Sexta-Feira 13 foram realizadas em um acampamento de verdade, que funciona até hoje como centro de lazer e treinamento dos escoteiros. Hoje em dia, visitantes fãs dos filmes vão ao local para recriar cenas famosas dos filmes. Vira e mexe aparecem uns fanáticos pela série trajados de Jason para aterrorizar os hóspedes. Por conta disso, a segurança no local foi reforçada.

O acampamento dos escoteiros hoje em dia, povoado de crianças. O grande atrativo do local, é saber que lá é onde ocorreram as matanças do clássico Jason.
O acampamento dos escoteiros hoje em dia, povoado de crianças. O grande atrativo do local, é saber que lá é onde ocorreram as matanças do clássico Jason.

TÁ NA MESA! – A assombrosa casa da família de maníacos canibais de “O Massacre da Serra Elétrica” ainda existe e hoje funciona como restaurante. No local, ainda pode-se encontrar móveis usados nas filmagens. No filme, havia uma cena onde a mocinha era “servida” viva na mesa da família. Porém, hoje eles servem outro tipo de comida.

à esquerda, cena do filme "O Massacre da Serra Elétrica", com a casa ao fundo. À direita, a casa reformada nos dias de hoje.
à esquerda, cena do filme “O Massacre da Serra Elétrica”, com a casa ao fundo. À direita, a casa reformada nos dias de hoje.

RODA RODA RODA – Em “A Hora do pesadelo”, a técnica perdeu o controle de um cenário giratório. O quarto em questão deveria girar lentamente, mas algo deu errado e 250 litros de sangue falso foram jogados contra os atores, equipe e equipamentos, danificando todas as câmeras e microfones presentes do set.

A atriz Amanda Wyss "voa" no cenário durante cena do quarto giratório em "A Hora do Pesadelo".
A atriz Amanda Wyss “voa” no cenário durante cena do quarto giratório em “A Hora do Pesadelo”.

Para finalizar, faço questão de postar aqui um vídeo que realmente me assustou. Trata-se do curta-metragem de terror “Lights Out”, que assombra mais do que três longas inteiros. Se tiver coragem (e quiser emagrecer um pouquinho na adrenalina), apague as luzes, coloque os fones de ouvido e aperte o play!

ja_te_falei_indicações_cinema

TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO  |  Direção: Stephen Daldry – Com Wagner Moura, Selton Mello, Rooney Mara, Martin Sheen,  – Impactante, forte e excelente. Mistura do nosso cinema com o americano, o resultado é ótimo. Performances excelentes de todos os atores, principalmente do elenco infantil.

ANNABELLE  |  Direção: John R. Leonetti – Com Annabelle Wallis, Ward Horton, Tony Amendola, Alfre Woodard e Kerry O´Malley – Continuo Indicando, pois é Outubro e este é, por enquanto, o único filme de terror no cinema! ENTRE NO CLIMA! O filme solo da boneca maldita de “Invocação do Mal” tem ótimos momentos de tensão, garante bons sustos, mas demora para engrenar. Mesmo assim, um prato cheio para fãs do gênero.

ja_te_falei_estreias_cinema

  • O Juiz
  • Festa no Céu
  • Fúria
  • Na Quebrada
  • Meninos da Vila
  • Ilha dos Lêmures
Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s