O que é fundo?

fundo de investimento

Antes de falar sobre os fundos DI e RF que são ótimas opções de investimentos conservadores, vou explicar o que são fundos de investimento.

O fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira, que reúne recursos de vários investidores com o objetivo de obter ganhos. Esses investidores nós chamamos de cotistas. Todo fundo de investimento possui um administrador que vai decidir os títulos e papéis que vai adquirir e tomar todas as decisões necessárias, com o objetivo de obter o melhor ganho para o fundo. Como existem diversos tipos de fundos, alguns com mais riscos e outros com menos, o administrador trabalha comprando os papeis e títulos seguindo o prospecto e regulamento da classe do fundo que ele está administrando. Todo o valor que foi investido no fundo é transformado em cotas e cada cotista possui a quantidade de cotas de acordo com o valor que foi investido, ou seja, quanto maior o valor investido, mais cotas o cotista/investidor terá.

Os custos para investir em um fundo de investimento são:

Imposto de Renda: Incide sobre o rendimento, seguindo a mesma tabela dos produtos que já falamos CDB e Compromissada. Os fundos de ações possuem alíquota fixa de 15%.

IOF: Incide sobre o rendimento se acontecer algum resgate antes de 30 dias da data da aplicação inicial.

Taxa de Administração: Essa taxa varia de acordo com o fundo e com o banco que você vai escolher para investir, quanto menor essa taxa melhor para o investidor. Essa taxa é anual e é provisionada diariamente.

Taxa de Performance: Essa taxa é um prêmio para o gestor do fundo no caso de um desempenho superior ao seu Benchmark. Ela é cobrada às vezes, vai depender do fundo, essa informação você obtém lendo o prospecto e regulamento do produto.

Geralmente os bancos facilitam o acesso a essas informações, por exemplo, você vai encontrar no site do Itaú, o Fundo RF do Itaú Uniclass, que possui uma lamina que resume as principais informações do produto, isso facilita muito na hora de decidir o investimento. Essas são informações importantes antes de tomar uma decisão: grau de risco, onde o fundo pode investir, valor mínimo para aplicação, valor mínimo para manter o fundo aberto, horário para aplicação e resgate, taxa de administração, taxa de performance, tabela de IR e últimas rentabilidades.

Fundo Itau Uniclass

Fundo Itau Uniclass 2

Não se confunda, quando você ver uma tabela de rentabilidade de fundo, do rendimento já foi deduzido as taxas de administração e performance (se houver),faltando deduzir apenas o IR e IOF, pois depende do tempo que o valor ficará investido. Na imagem acima a informação é que o fundo rendeu nos últimos 12 meses 8,42%, logo desse valor só falta deduzir o IR.

Para maiores informações sobre o que é fundo, taxas e tributações, indico o site da Itaú Asset que é bem completo.

Até a próxima quinta.

 

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s