Minha primeira vez… Fotografando um ensaio externo!

Já fiz fotografias de diversos tipos. Fotografei shows, performances de artistas circenses, bailarinos, ensaios e apresentações de baterias universitárias, fotografia de rua, fotografei eventos e brinquei de estúdio. Porém, nunca havia me atrevido a fotografar um ensaio fotográfico real, com uma modelo e “pré-produção”… até agora.

jatefalei_ensaio_tais-13Como sabem, nossa multi-talentosa colunista Financeira, Taís Nicácio é bailarina / dançarina / administradora / atriz / modelo / professora de dança / consultora de investimentos / Zin / artista circense / cantora de karaôke… entre outros! No meio artísticos os trabalhos são muitas vezes divulgados em redes sociais ou agências, e produtores pedem material fotográfico para as seleções de peças, musicais, comerciais e diversos tipos de produções.

jatefalei_ensaio_tais-11Por isso um book fotográfico se torna uma ferramenta essencial para viver nesse meio. É um investimento para aquele artista e um produto com um mercado sempre aquecido para os fotógrafos. Mas não é simples, é preciso muito preparo, muito estudo e muito empenho para um bom resultado.

Produção

jatefalei_ensaio_tais-3

Possivelmente a principal etapa do processo. Antes de sair clicando por aí, tudo deve ser pensado e planejado em detalhes. É necessário criar um conceito que norteará todas as ações para que se obtenha um resultado, no mínimo, coerente. A maquiagem precisa ser pensada para combinar com o conceito geral do ensaio, com o tipo de rosto, de pele, cabelo, pode cobrir certas imperfeições ou cicatrizes, não que seja necessário apagá-las totalmente, mas pode-se suavizá-las.

jatefalei_ensaio_tais-4A maquiagem deve estar de acordo com o figurino, que também é escolhido seguindo todos estes parâmetros acima, principalmente combinando com o tipo físico da pessoa e com a personalidade do modelo, se a pessoa não se sente confortável e adequada ao figurino escolhido, no final, você terá uma modelo insatisfeita e fotos de uma pessoa visivelmente desconfortável com a situação.

A produção planeja tudo de acordo com a finalidade daquele ensaio. Books para Agências de modelos, de bailarinos, e de atores são diferentes. Ensaios artísticos são diferentes de books pessoais e de recordação.

Locação

jatefalei_ensaio_tais-1Faz parte da produção, mas o olhar do fotógrafo é importantíssimo para a escolha das locações. “Como eu encontro lugares legais pra fotografar?”. Você pode pesquisar lugares relacionados com o conceito planejado para o ensaio, mas no fim das contas, essa pesquisa para um fotógrafo é constante e faz parte do dia a dia.

Fotografe por aí para entender como cada locação pode ser registrada de inúmeras formas por trás de nossas lentes, sempre pensando nos melhores ângulos para que o cenário não invada e distoe da sua fotografia. Visite lugares novos, conheça e observe constantemente, assim, em pouco tempo isso se tornará um hábito e você cria um catálogo de “Lugares onde quero fotografar”

Equipamentos e Configurações da Câmera

Sair por aí carregando uma tonelada de equipamentos desnecessários não vai ajudar em nada. Leve apenas aqueles equipamentos imprescindíveis para a situação que você vai fotografar. Mas como saber exatamente o que precisaremos? Planeje, pense, antecipe e tente repassar as mais prováveis condições de luz.

jatefalei_ensaio_tais-2Escolha um horário propício, o começo da manhã e o final da tarde são horários que proporcionam uma iluminação incrível quando o céu está limpo. Mesmo assim, é possível fotografar em horários adversos, fotografamos esse ensaio entre as 9h e 11h, a luz não é das melhores por isso procuramos a sombra das folhas das árvores e um espaço aberto apenas com uma parede e um teto.

jatefalei_ensaio_tais-9

 As fotos sob a luz direta do Sol, tem uma aparência mais agressiva, dura, com contrastes fortes entre cores, luz e sombra, mas no caso, combinou com a idéia dessa parte do ensaio, com a aparência urbana do grafite e a graça dos movimentos da modelo.

Direção de Modelo

Sjatefalei_ensaio_tais-7em dúvida a parte mais difícil. Desde as poses, os sorrisos e os olhares, seu modelo provavelmente não será um profissional pronto, preparado e acostumado a estar e se portar naturalmente na frente de uma câmera.

jatefalei_ensaio_tais-6A lente intimida e incomoda aquele que está na sua mira. Aqui, o fotógrafo faz toda a diferença, cada um tem um estilo e uma técnica para dirigir o modelo de acordo com poses mais adequadas ao tipo físico, interações com o cenário e objetos do ambiente e principalmente com os olhares. Vale uma boa conversa antes do ensaio e comunicação constante entre o fotógrafo e o fotografado, vale uma boa dose de troca de idéias sobre cenas interessantes e criativas. E principalmente a sinceridade do “Não!”

jatefalei_ensaio_tais-5Pensamos em fazer algumas fotos em cima de uma das árvores. Apesar da fotografia estar tecnicamente correta e a modelo adequada à proposta, a idéia foi criativa demais e fugiu de qualquer contexto daquele momento, descartamos a idéia assim que notamos.

jatefalei_ensaio_tais-12 jatefalei_ensaio_tais-8

Ufa! Que post enorme! Mas algumas coisas na fotografia são realmente complicadas e impossíveis de ser resumidas. Mas se você pensou que tudo isso é chato demais, coisa demais pra pensar e planejar, esse é um bom momento pra se aposentar como fotógrafo! Faz parte da profissão e é sim necessário conhecer e participar de cada etapa do processo. Só assim é possível garantir seus resultados e ter controle e liberdade criativa sem perder qualidade.

Você pode também conferir o resultado completo no link abaixo:

Ensaio para Book Fotográfico

Anúncios

6 comentários em “Minha primeira vez… Fotografando um ensaio externo!”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s