CHOCOLATE: ALIMENTO DOS DEUSES


Chocolate_derretido_ja_te_falei

Um dos alimentos mais marcantes para a humanidade: o CHOCOLATE.

Preparado a partir das sementes adstringentes e amargas vindo de uma árvore tropical: a Theobroma cacao – “alimentos dos deuses” em grego.

Após as sementes do cacau passarem por um processo de fermentação e torrefação podemos perceber o aparecimento de aromas e sabores ricos e complexos, estando o chocolate entre os alimentos que apresentam um dos sabores mais complexos entre todos os alimentos conhecidos. Cientistas já identificaram mais de 600 diferentes moléculas voláteis no chocolate.

Essa diversidade de aroma e sabor é proveniente de 2 fatores principais. Um desses fatores vem do sabor potencial já encontrado na semente do cacau – sua combinação de açúcares e proteínas, e das enzimas que “quebram” essas moléculas em outras distintas. Outro fator importante que leva a grande riqueza de sabor do chocolate é  o complexo método de preparação, que combina a ação de microorganismos (fermentação) e temperaturas altas (torrefação).

TIPOS DE CHOCOLATE

Cacau_em_po_ja_te_falei

Cacau em pó – Vendido na forma de pó, é o produto que vem da massa de cacau após a extração da manteiga de cacau. Não leva açúcar em sua composição.

Chocolate_em_po_ja_te_falei

Chocolate em pó – Semelhante ao cacau em pó, porém parte de seu conteúdo é açúcar.

Chocolate_meio_amargo_ja_te_falei

Chocolate 1/2 amargo e amargo – Contém uma grande quantidade de massa de cacau quando é comparado com o chocolate ao leite e leva a adição de manteiga de cacau, açúcar e aromatizantes.

Chocolate_ao_leite_ja_te_falei

Chocolate ao leite – Tem uma quantidade menor de massa de cacau e leva adição de alguns sólidos do leite, açúcar, manteiga de cacau e aromatizantes.

Chocolate_branco_ja_te_falei

Chocolate branco – O nome chocolate branco não é correto, pois uma vez que esse tipo de chocolate não apresenta os sólidos do cacau, somente manteiga de cacau, açúcar, sólidos do leite e aromatizantes.

Chocolate_hidrogenado_ja_te_falei

Cobertura hidrogenada – É uma cobertura que é parecida com chocolate, mas a manteiga de cacau é substituída por gordura vegetal hidrogenada, o que o torna mais resistente e não há a necessidade da temperagem.

TEMPERANDO O CHOCOLATE

Temperar o chocolate é um processo que consiste na união de dois processos – o resfriamento e a agitação do chocolate já derretido. Existem diferentes tipos de temperagem, porém todos se baseiam nos mesmos princípios. Assim que derretemos o chocolate, todos os cristais de gordura também estão derretidos, mas quando refriamos o chocolate de uma maneira adequada e controlada (temperagem) por um tempo certo e até chegar na temperatura desejada, somente os cristais de gordura estáveis se formarão levando a uma rede estável e organizada que dá rigidez e brilho ao chocolate.

Um chocolate temperado de forma incorreta fornecerá um produto final mole e manchado, que não resiste a temperatura ambiente.

A temperatura ideal do chocolate varia entre os diversos tipos de chocolate, mas abaixo segue as temperaturas mais usadas nesse processo.

  • Chocolate 1/2 amargo – entre 31° e 32° C
  • Chocolate ao leite – entre 29° e 31° C
  • Chocolate branco – entre 27° e 28° C
Como temperar:

1 – Tablage

Derreta o chocolate entre 45° e 50° C, no microondas ou em banho-maria.

Despeje 2/3 do chocolate no mármore e trabalhe até que chegue a temperatura entre 26° e 27° C.

Volte o chocolate para o bowl e misture até que fique homogêneo.

2 – Seeding ou método das sementes

Derreta 2/3 do chocolate entre 45° e 50° C, no microondas ou em banho-maria.

Despeje o restante do chocolate em um bowl com o chocolate derretido e misture até que fique homogêneo.

3 – Método do banho-maria de gelo ou inverso

Derreta o chocolate a  45° a 50° C no microondas ou em banho-maria.

Passe o bowl com chocolate derretido para uma tigela com águe fria e mexa bem até que chegue a temperatura desejada e tome muito cuidado para que não caia água no bowl de chocolate.

ALGUNS MITOS SOBRE O CHOCOLATE

Chocolate provoca acne?

Não é verdade. A acne não está relacionada com nenhum tipo de alimento.

Chocolate provoca cáries dentais?

O surgimento das cáries é favorecido pela presença de açúcar na boca. No entanto, quando o chocolate tem uma alta porcentagem de cacau, a de açúcar é muito menor. Além disso, os resíduos podem ser eliminados com uma boa escovação.

Chocolate vicia?

O cacau contém 4 substâncias  que podem agir positivamente no estado de ânimo: a cafeína e a teobromina são estimulantes, a feniletilamina provoca prazer e a anandamida induz ao relaxamento. Estas duas últimas substâncias são encontradas em quantidades mínimas que não causam vício.

Chocolate provoca enxaqueca?

Embora algumas substâncias contidas no chocolate tenham relação com essa doença, as causas que a provocam são muitas e não se devem apenas a esses elementos.

Chocolate causa alergias?

Algumas pessoas certamente são alérgicas a chocolate, mas constituem uma porcentagem pequena da população.

Chocolate engorda?

É verdade que é um produto com alto teor de gordura, mas somente sua ingestão exagerada pode fazer aumentar o peso.

ALGUNS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE

O chocolate é nutritivo?

Embora contenha poucas proteínas e carboidratos e seja rico em gorduras, também é uma fonte de minerais( fósforo, cálcio, magnésio, cobre, potássio, ferro, sódio, iodo e manganês), ácido fólico e vitaminas (A, B, C, D, E, K, B1 e B2).

O chocolate melhora a saúde arterial?

Foi comprovado que, após ingerir durante 3 meses 6g de chocolate amargo por dia, a pressão arterial baixa, prevenindo o infarto de miocárdio. Além disso, reduz os coágulos sanguíneos da mesma forma que uma dose baixa de aspirina, graças aos flavonoides que contém.

O chocolate melhora o ânimo e reduz o estresse?

Algumas substâncias do cacau têm um efeito significativo sobre o sistema nervoso central, valendo a pena citar o leve efeito antidepressivo. Por conta da sensação de bem-estar, prazer e felicidade, o cacau ajuda a reduzir o estresse em épocas de trabalho excessivo ou de provas.

O chocolate ajuda nos cuidados da beleza?

O chocolate é um aliado nos cuidados da beleza sim, ele está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do auto poder hidratante, o chocolate combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

“Não existe um modo mais saudável e barato para ser feliz do que comer um pouco de chocolate por dia”

Fiquem ligados no TE FALEI !!!

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s