Composição Fotográfica – Introdução ao Enquadramento

Desde os primeiros posts venho insistindo na importância do olhar para a fotografia, a composição fotográfica é o termo técnico que traduz essa idéia. Podemos resumir a fotografia como um recorte da realidade à nossa volta, hoje, quero dividir com vocês alguns truques básicos que vão te ajudar a destacar sua fotografia e torná-la mais atraente para o olhar do outro.

  • Enquadramento

Olhe à sua volta… Imagine que você tem em mãos uma moldura e quando você a posiciona entre seus olhos e um objeto, aquela imagem é captada. É assim que funciona na fotografia, você possui um espaço de uma forma determinada e vai preenche-lo com os elementos que considerar importantes. O Enquadramento, permite que você escolha, posicione e organize os elementos que participarão da composição naquele espaço.

Universalmente, a fotografia segue duas formas geométricas básicas para enquadrar uma cena: O retângulo é a forma mais tradicional, largamente utilizada e padrão na grande maioria dos aparelhos fotográficos. Mas no início, na fotografia analógica de grandes formatos, o recorte quadrado era amplamente utilizado. Apesar de ter sido pouco explorado por algumas décadas, desde outubro de 2010, esse formato foi ressuscitado por uma rede social que vou deixá-los advinhar o nome valendo um abraço para quem acertar nos comentários.

  • Orientação:

Voltando ao formato retangular, a fotografia segue duas orientações básicas.

Landscape (Paisagem – Orientação Horizontal): Muito utilizada para fotografias de paisagens, grupos de pessoas, cenas cotidianas, ações, ambientação em retratos. Em Landscape você proporciona ao observador um espaço para ambientar o objeto principal, um espaço que pode proporcionar sensação de movimento, é a utilização do vazio na composição. Esse vazio, conhecido como espaço negativo evoca no observador uma sensação de inquietude no olhar, isso vai atrair a atenção e incomodar o suficiente para que a fotografia seja observada por um tempo mais longo. Esse formato proporciona uma observação de dentro para fora ou de um lado ao outro da imagem.

Portrait (Retrato – Orientação Vertical): Utilizada principalmente em retratos,  fotografia de rosto (incluindo selfie no facebook). Em portrait, você cria uma relação íntima com o objeto fotografado. O espaço limitado lateralmente cria uma sensação de profundidade, o olhar viaja de fora para dentro, praticamente em espiral em direção ao centro ou um ponto específico  da imagem.

jatefalei_fredrovella_composicao-12A orientação diagonal também é possível, é uma forma de quebrar a regra para obter resultados que podem ser surpreendentemente bons quando bem aplicada, ou podem cair numa mesmice que incomoda sem proporcionar nenhum benefício à sua fotografia. portanto cuidado ao utilizá-la.

Abaixo, segue uma comparação da mesma cena retratada em duas orientações diferentes, note as diferenças entre os movimentos e os caminhos que o olhar segue em cada uma:

A composição fotográfica é provavelmente sua ferramenta criativa mais poderosa e mais simples, transcende o equipamento podendo ser aplicado desde celulares até câmeras profissionais e proporciona um controle sobre aquilo que você quer registrar e a forma como será registrado, dependendo exclusivamente do seu olhar e da sua criatividade.

Anúncios

3 comentários em “Composição Fotográfica – Introdução ao Enquadramento”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s