O BRASIL NO OSCAR 2015

oscar_2015_melhor_filme_estrangeiro

Na semana passada saiu a lista de possíveis filmes brasileiros que disputavam uma vaga na indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015. Maaaaaas muita calma: Esta seleção foi apenas para escolher um longa-metragem para representar o Brasil no Oscar, não significa que o filme já está indicado à premiação. Este processo ocorre todo ano e é feito pelo Ministério da Cultura, que organiza uma comissão de entendedores do assunto para debater e selecionar dentre todos os longas lançados neste ano o filme nacional mais qualificado (ou em outras palavras, que tem mais chances de ganhar) para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Dentre os 18 longas selecionados, vale citar os mais comentados da lista: O Lobo Atrás da Porta, Serra Pelada, Praia do Futuro, Getúlio, Tatuagem, O Menino e o Mundo, e outros.

O processo da inscrição é feito da seguinte maneira: as produções preenchem um requerimento a ser entregue no Ministério da Cultura, junto com cópias em dvd do filme. Simples assim. A comissão julgadora pré-seleciona alguns dos inscritos e avaliam o mais qualificado para encaminhar à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que por fim, determina se o filme entra ou não na lista de indicados ao prêmio. Vale lembrar que muitos países tentam uma vaga na indicação, ou seja, a disputa é muito forte! Nos últimos anos, nossos selecionados foram: O Som ao Redor (2014), O Palhaço (2013), Tropa de Elite 2 (2012), Lula – O Filho do Brasil (2011) e Salve Geral (2010). Infelizmente, nenhum desses filmes conseguiu uma vaga.

Na quinta passada, dia 18, a ministra da cultura Marta Suplicy anunciou o selecionado para disputar a vaga na tão cobiçada premiação. O longa Hoje eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro foi contemplado com a indicação à vaga, sendo a nossa aposta! O melhor de tudo isso é que o TE FALEI assistiu o filme e adorou!

cartaz_hoje_eu_quero_voltar_sozinhoCom autoria do próprio diretor, o filme conta a história de Leonardo, um adolescente com deficiência visual, descobrindo o amor através do afeto que nutri pelo novo amigo da escola. A naturalidade com que o assunto é tratado e a delicadeza da narrativa conduzem essa linda história de amor, fazendo-se necessário para o momento em que vivemos, desmistificando a homossexualidade e definitivamente quebrando tabus. O elenco é encabeçado pelo talentosíssimo jovem ator Ghilherme Lobo, sem ofuscar as performances tocantes de Fabio Audi e Tess Amorim. TÊM que ser visto, revisto e indicado! Filme nacional da melhor qualidade! Para assistir o trailer, clique aqui.

No entanto, se aprovado pela Academia, o filme não será o primeiro brasileiro a entrar para a lista. O cinema nacional esteve presente em diversos momentos na história do Oscar, mas infelizmente nossas poucas vitórias não são tão notadas. Nossas indicações foram:

Filmes nacionais indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: Central do Brasil (1999), O Que é Isso Companheiro (1998), O Quartilho (1994) e O Pagador de Promessas (1963)
Filmes nacionais indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: Central do Brasil (1999), O Que é Isso Companheiro (1998), O Quartilho (1994) e O Pagador de Promessas (1963)

 

Na categoria de Melhor Filme – a mais cobiçada pelas produções do mundo todo, O Beijo da Mulher Aranha (de Hector Babenco – co-produção norte americana) recebeu uma indicação em 1985, sendo indicado também como Melhor Direção. E por motivos óbvios, Fernanda Montenegro recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua performance em Central do Brasil, em 1999, sendo a única atriz brasileira indicada ao prêmio. cartaz_cidade_de_deusAinda concorreu à Melhor Documentário o longa Lixo Extraordinário, em 2010 e com Melhor Canção Original, Rio (2012), Diários de Motocicleta (2005) e Brazil (1944). Por fim, é de Cidade de Deus o título de produção nacional com mais indicações ao Oscar. Em 2004, o longa de Fernando Meirelles foi indicado à 4 prêmios: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

E você? Curte cinema nacional? Já assistiu Hoje eu Quero Voltar Sozinho? Está na torcida? Fique ligado, pois os indicados à categoria serão anunciados em 15 de janeiro de 2015 e a premiação ocorrerá no dia 22 de Fevereiro de 2015! Para essa competição, eu faço questão de gritar: HASHTAG VAI BRASIL!

faixa_rolo_cinema_pequeno

Indicações de filmes da semana:

estrelas_cine5  MAZE RUNNER – CORRER OU MORRER  |  Direção: Wes Ball – Com Dylan O´Brien, Aml Ameen, Will Poulter, Thomas Brody-Sangster, Kaya Scodelario e Patricia Clarkson – Intrigante, eletrizante e empolgante, do início ao fim. Boa história, muito bem realizado com momentos de tirar o fôlego. Continuo indicando. Quem não viu, vá assistir!

estrelas_cine3  ISOLADOS  |  Direção: Tomás Portella – Com Bruno Gagliasso, Regiane Alves, José Wilker, Debora Olivieri e Juliana Alves – Difícil imaginar um filme nacional de terror, mas esta produção cumpre legal o seu papel. Momentos de muita tensão, no melhor estilo “Os Estranhos”.

estrelas_cine3  MESMO SE NADA DER CERTO  |  Direção: John Carney – Com Mark Ruffalo, Keira Knightley, Adam Levine, James Corden, Hailee Steinfeld e Catherine Keener – Romance leve e descontraído, sobre superação amorosa, com uma ótima trilha musical!

  LIVRAI-NOS DO MAL  |  Direção: Scott Derrickson – Com Eric Bana, Edgar Ramirez, Olivia Munn, Chris Coy e Sean Harris – Trama interessante que demora para engatar, deixando a desejar no quesito suspense.


Estreias da semana nos cinemas:

  • Sin City 2: A Dama Fatal
  • O Protetor
  • A Bela e a Fera
  • Será Que…?
  • A Pelada
  • O Pequeno Fugitivo
Anúncios

2 comentários em “O BRASIL NO OSCAR 2015”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s