Falar de ex… pode?

EX

Falar de ex… pode? – Por ela

Ex é alguém que deveria simplesmente deixar de existir… será?!

Não é muito agradável quando seu amado começa a falar da ex, claro! Principalmente quando a lembrança é nostálgica e vem à tona sempre nos melhores momentos, como na cama, por exemplo.

Mulher nenhuma gosta quando seu parceiro fala bem da ex. Parece que não somos boas como ela e que ele não está feliz conosco… Nessas horas dá vontade de mandá-lo voltar com a ex então, já que era tão bom assim com ela!

Por outro lado, quando o cara fala mal da ex é o paraíso (ou o inferno né, com tanto veneno)! A mulherada adora quando os homens criticam suas ex, sente-se muito mais valorizada, sua autoestima vai ao infinito! É tão bom saber que você é melhor do que aquelazinha e que ele está realmente feliz com você…

Falando bem ou mal, não dá para fingirmos que ele não teve passado, que não teve pessoas que marcaram sua vida, que o tornaram mais experiente, maduro e o cara legal que ele é hoje e por quem você se apaixonou.

Assim como não dá para apagar seu passado, suas lembranças, os momentos especiais que você viveu. Isso tudo faz parte de você, da sua história, dos seus sentimentos, da sua personalidade e das suas escolhas. Não dá e não deve ser apagado.

Coisa mais complexa o ser humano e seus relacionamentos. É da natureza humana comparar, avaliar constantemente situações, pessoas, sentimentos ou atitudes, tentando entender suas vontades e necessidades e buscando supri-las da melhor forma possível. Acho que não conseguimos nos desvincular desse instinto.

O problema é que ninguém gosta de ser comparado, pesado ou medido. Por isso, meu conselho é não fazer esses comentários em voz alta. Guarde essas lembranças para você ou compartilhe-as com alguém de confiança, porque concordo que é sempre maravilhoso relembrar os bons momentos. Mas respeite seu parceiro. Isso é fundamental!

Se você não está feliz com seu parceiro, não acabe com a autoestima dele comparando-o aos seus incríveis ex! Aliás, não tente mudá-lo, ele nunca será como seu ex, porque, simplesmente, eles são pessoas diferentes! Afinal, o significado de ex é esse mesmo: “(…) o nome indicado deixou de ser aquilo que era (…)”¹. Ou seja, ex é passado, nunca será como antes e seu atual nunca será como ele. Então seja feliz com seu atual e enterre seu ex. Ou esqueça tudo e corra atrás do ex!

 

Falar de ex… pode? – Por ele

Se falar de ex pode? Hum depende se não for daquele coxinha, zuera. Na minha opinião depende de como e em quais situações for se falar, se for para comparar ou citar quando vocês estão brigados ou brigando, não acho certo. Mas se for um comentário X no meio da vida não machuca e nem fere a honra de ninguém.

Uma vez vi em um DVD do show do Osvaldo Montenegro uma citação que me marcou:

“Me desculpe a mulher que eu amo, mas fiz muita música para ex”.

E a vida é mais ou menos assim, as músicas do relacionamento anterior já estão lá gravadas e nada que  faça vai mudar isso. A ex é ela e pronto, você não pode negar a existência do passado, no final o que te resta é aceitá-lo como tal.

Quando você estava solteiro, seu destino era um, quando resolveu namorar se tornou responsável por uma mudança no seu futuro, adicionando, dessa forma, muitas incógnitas na equação.  Só que isso infelizmente (ou felizmente) nada altera o passado e a ex sempre vai estar por lá, como um fantasma, e você decide: quer ser assustado toda noite ou quer ser feliz?

Durante minha reflexão sobre o tema, deparei-me com a pergunta:

Nós eramos amigos quando namorava minha ex, hoje nós namoramos e agora?

Apagar a existência da ex, apesar de parecer aliviador, pode ser apagar o início da sua história, o seu namorado não é um anjo intocado, ele já errou, já pecou, já vacilou e ainda bem que fez tudo isso antes de te encontrar. Deveria ser reconhecido como algo bom, e partindo do princípio de que sempre existe um motivo para se tornar ex, a  presença dele do seu lado pode ser um ótimo sinal.

Meninas, a ex serve pro seu namorado errar somente com a do passado, esse fantasma só mostra o quanto ele está maduro ou preparado para você (hipoteticamente falando, óbvio, sempre vai existir o canalha que não presta mesmo). Não seja burro, atenda o telefone, tome uma gelada e termina tua noite.

 ¹”ex”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/ex [consultado em 24-09-2014].

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s