“Quinta-Feira nos Cinemas”: Erro ou Acerto?

Em Março deste ano, a data de lançamento dos filmes sofreu uma forte alteração. A habitual estreia de sexta-feira passou para as quintas-feiras, com muita desaprovação do público em geral, afinal de contas estamos falando de uma tradição antiga e muito prestigiada. Com um estudo de mercado baseado em número de pessoas e lucro diário, a FEENEC (Federação Nacional das Empresas Exibidores Cinematográficas) determinou a mudança, que já havia sido aplicada em países como Rússia, Chile, Austrália, Bolívia, Alemanha, Argentina e Peru.

cinema

Quem não se empolgava de ver na televisão o trailer de um filme aguardado com aquela voz impactante dizendo “Sexta-feira nos cinemas”? It´s OVER! O motivo? Vários! Ontem (18 de Setembro, quinta-feira) fui ao cinema conferir a estreia do filme MAZE RUNNER – CORRER OU MORRER (que aliás é incrível) e analisei os erros, acertos, pontos positivos, pontos negativos e, por fim, os resultados. Vamos à análise:

  • DIA DA SEMANA: Sextas-feiras são dias propícios para assistir uma novidade no cinema, dia de movimento intenso e natural nos estabelecimentos, enquanto as quintas-feiras são consideradas fracas para a indústria por serem o último dia da programação daquela semana, inviabilizando o crescimento de público neste dia. A solução: Trazer as estreias para as quintas-feiras, fazendo pelo menos os cinéfilos que não perdem uma estreia por nada frequentarem o cinema neste dia – apesar de a maioria deles terem frequentado as pré-estreias da meia-noite.
  • MOVIMENTO DE PÚBLICO: Para o estabelecimento, era um dia fraco de movimento. Para o espectador que prefere uma sessão vazia, era um prato cheio. Resultado: Sessões mais cheias do que habitualmente (informação baseada em minha experiência de ontem – a sessão das 21h30 estava bem cheia). Ainda há controvérsias, já que a maioria das pessoas ainda trabalha na sexta-feira logo cedo.
  • VALOR DO INGRESSO: De quinta-feira o ingresso costumava ser mais barato do que de sexta-feira. Com a nova mudança de lançamento, alguns cinemas acrescentaram o ingresso das quintas no valor de final de semana simplesmente por ser o dia da estreia dos filmes, tornando isso o nosso ponto negativo.
  • ESTREIA MUNDIAL: Quando os filmes tem data marcada mundialmente para estrear, ou somos privilegiados com o lançamento em um dia antes ou somos prejudicados pelas distribuidoras que não conseguem a liberação para lançamento antecipado e acabam por adiar o filme para uma semana na frente.
  • LAZER: As quintas costumavam ser o último dia de programação semanal dos filmes, mas agora virou uma prolongação do final de semana. Ponto positivo: mais um dia de novidades culturais na semana.

Por ser apenas uma análise, não concluo favorecendo um dia específico, nem conseguindo estabelecer como ERRO ou ACERTO, até porque analisamos aqui os dois lados: empresa e cliente – o que é benéfico para um, é ruim para outro e vice-versa. Porém, como cinéfilo de plantão, minha humilde opinião é de que esta mudança fez perder um pouco do “glamour” de tornar a estreia do filme um evento, com aquela empolgação e ansiedade de esperar até o fim da semana para assistir os lançamentos aguardados.

E pra você? Fez alguma grande diferença? Considera uma boa escolha? Enxerga melhoria? Ou prefere o tradicional lançamento de sexta-feira?

faixa_rolo_cinema_pequeno

Indicações de filmes da semana:

estrelas_cine5  MAZE RUNNER – CORRER OU MORRER  |  Direção: Wes Ball – Com Dylan O´Brien, Aml Ameen, Will Poulter, Thomas Brody-Sangster, Kaya Scodelario e Patricia Clarkson – Intrigante, eletrizando e empolgando, do início ao fim. Boa história, muito bem realizado com momentos de tirar o fôlego.

estrelas_cine1  O DOADOR DE MEMÓRIAS  |  Direção: Phillip Noyce – Com Meryl Streep, Brandon Thwaites, Jeff Bridges, Kate Holmes e Alexander Skarsgard – Nem a musa do cinema mundial Meryl Streep consegue salvar o filme do fundo do poço. Clichê com um péssimo final.

estrelas_cine2 RIO EU TE AMO  |  Direção: Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, José Padilha, Carlos Saldanha e outros – Com Fernanda Montenegro, Marcelo Serrado, Ryan Kwanten, Rodrigo Santoro, Claudia Abreu e outros – Bonito, ótima fotografia, bem realizado, mas que deixa alguns núcleos a desejar. Ótima mistura de direção/elenco gringos e brasileiros.


Estreias da semana nos cinemas:

  • Maze Runner – Correr ou Morrer
  • Livrai-nos do Mal
  • Mesmo que Nada dê Certo
  • Isolados
  • Uma Nova Chance para Amar
  • Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola
  • Lascados
Anúncios

4 comentários em ““Quinta-Feira nos Cinemas”: Erro ou Acerto?”

  1. Na quinta-feira é ruim, perde aquela expectativa do lançamento no fim de semana, sem contar que na sexta tenho que trabalhar. Se o preço fosse menor ainda vai, mas é igual ao de fim de semana… Não vale pagar pra ver… Rssss….

    Curtir

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s