Investimento Conservador: Poupança

financas_rendendo

Os investimentos  conservadores mais tradicionais são: Poupança, CDBs, Fundos Di/Renda Fixa, Tesouro Direto e LCI. São todos investimentos conservadores, mas com características diferentes. É preciso ficar atento, alguns desses investimentos possuem imposto de renda, IOF (imposto sobre operações financeiras), travas para resgate e taxa de administração.

Vamos começar pela Poupança, caderneta de Poupança, conta Poupança, como você achar melhor chamá-la.

A poupança não possui imposto de renda e IOF (para pessoas físicas), possui rendimento mensal, Garantia do FGC¹ e você pode resgatar a qualquer momento. Por exemplo, você aplica hoje e pode resgatar amanhã, mas nesse caso não terá rendimento, pois o dinheiro não ficou aplicado por um mês.

O ideal é que você aplique na Poupança valores com objetivo superior a um mês.

Outra vantagem em investir na Poupança é que você não precisa ser um investidor com muita grana para ter acesso a esse produto, o valor inicial para investimento é baixo e você pode aplicar qualquer valor.

Lembre-se que o rendimento está totalmente ligado ao risco do investimento, como a Poupança é um investimento de baixo risco não espere um rendimento exorbitante.

O rendimento da Poupança para aplicações até 3 de maio de 2012 é taxa de juros de 0,5% ao mês + a TR (Taxa referencial). A partir do dia 4 de maio de 2012 a regra de rentabilidade foi alterada e as aplicações rendem taxa de juros de 0,5% ao mês + a TR (Taxa referencial) se a Meta da taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, quando a Meta da taxa Selic estiver abaixo ou igual 8,5% ao ano o rendimento será de  TR (Taxa referencial) + 70% da Meta da taxa Selic.

Você pode acompanhar o rendimento da Poupança diariamente nos sites das instituições financeiras, sites de investimentos ou jornais.

Maiores informações sobre a TR e a Meta da Taxa Selic você pode consultar no site do Banco Central do Brasil.

Dependendo do valor que você vai investir ou que já tenha investido, outros produtos conservadores podem ser mais rentáveis. Vamos continuar a falar de produtos conservadores no próximo post!

 

¹FGC ( Fundo Garantidor de Crédito): é uma entidade responsável em garantir a segurança dos recursos investidos, por exemplo, se a instituição em que você investiu falir, o FGC cobre até R$ 250 mil, por CPF/CNPJ, por instituição financeira.

Anúncios

4 comentários em “Investimento Conservador: Poupança”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s