“After Hours” e a Inspiração do Olhar

Antes de partir para os equipamentos, técnicas e teorias, existe um degrau, o primeiro degrau a ser subido, na verdade, construído. Compre os melhores equipamentos, conheça-os a fundo, estude cada técnica, leia toda a teoria e mesmo assim você nunca fará uma foto interessante sequer se você não souber como e para onde olhar. Nós vemos o mundo frequentemente e todos vemos das mesmas formas, mas o olhar… o olhar é diferente, cada um tem seu jeito próprio, seus interesses, suas histórias, aquelas que queremos contar e aquelas que não queremos. O olhar é a essência da fotografia.

Artista e Obra
Artista e Obra

Fui convidado para na terça-feira passada dia (11/09), para a abertura da nova galeria da Vila Madalena, a Galeria Porão. Estavam presentes diversos artistas e tive a oportunidade de conversar com alguns deles. Em especial, quero apresentar-lhes um amigo meu, um artista que faz parte da coleção da Galeria Porão, Wellington Rockers.

Nos conhecemos durante uma oficina de fotografia no SESC e éramos os únicos que ousaram participar apenas com seus celulares. Eu escolhi um caminho diferente, mas Wellington continuou fotografando apenas com seu celular, e essa prática têm se popularizado entre fotógrafos e aspirantes surgindo assim a “Mobgrafia”, movimento que tem se tornado cada vez maior. Fácil entender o motivo, é uma técnologia acessível a todos que reforça o conceito de que sua bagagem, seu conhecimento e seu olhar são tão importantes quanto bons equipamentos.

fabrica_jatefalei_afterhoursMas a Mobgrafia ainda é apenas uma forma de se fotografar. Antes de clicar, seja com uma DSLR ou um celular, é necessário direcionar seu olhar. Conversando com o artista naquela noite, mudei minha perspectiva sobre a fotografia, há aproximadamente 1 ano, estou focado em equipamentos e conhecimentos técnicos e tenho deixado de lado o que eu compreendi ser o principal, o ponto de partida de qualquer um que pretende fotografar, o olhar e aquilo que o direciona.

dancing_jatefalei_afterhoursConto aqui para vocês, sem vergonha alguma, que cometi um dos principais erros quando se conhece um artista frente à sua obra: Perguntei significados, perguntei porquês, perguntei de onde veio a inspiração para algumas das obras. Recebi as mesmas respostas: Quando você cria algo, você cria para o mundo, dá vida, e sua obra vai viver longe de você depois que está fora, não é mais sua, Cada observador encontra um significado e um motivo, apenas a inspiração muitas vezes é palpável e rastreável. Um certo colunista Surreal de um Blog que eu Já te Falei, Lucas Alves estreou com esse tema, a Inspiração!

dancingnight_jatefalei_afterhoursA inspiração direciona seu olhar, é um norte daquilo que você quer registrar. Embora seja muitas vezes arrebatadora e devastadora, com muito esforço e muita prática pode ser domada. Mas precisa ser alimentada, conquistada, aos poucos é preciso construir uma relação.

nicelegs_jatefalei_afterhoursObserve o mundo de novas formas, procure sempre um novo olhar sobre aquilo que já foi olhado. Tenha certeza que a cada dia milhões de novas fotos do pôr ou nascer do Sol são feitas, mas crie a sua! Procure uma forma que nunca foi feita antes! Vá além, sendo um fotógrafo, sua inspiração não precisa ser apenas visual, você pode transformar praticamente qualquer linguagem em imagem. Texto, poesia, música, dança, acredite, qualquer coisa pode se tornar uma boa idéia para uma série fotográfica.

mesadebar_jatefalei_afterhoursWellington, particularmente para esta exposição, escolheu um filme, “After Hours” de Martin Scorcese, e emprestou sua estética para escolher entre suas fotografias aquelas que fariam parte dessa série homônima.

Da minha conversa com cada artista aprendi que apesar de ser interessante conhecer o indivíduo por trás da obra, devemos observá-las com nossos próprios olhos com nossos próprios olhares, e só assim o ciclo se fecha e a arte alcança seu objetivo.

A inspiração direciona seu olhar, é um norte daquilo que você quer registrar, são suas referências.

Abaixo vou deixá-los com um trailer para o filme “After Hours” e com o link para a série completa de Wellington Rockers na Galeria Porão.

http://www.galeriaporao.com.br/wellington-rockers

Anúncios

Uma consideração sobre ““After Hours” e a Inspiração do Olhar”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s