DUBLÊS: COMO FAZER CENAS DE AÇÃO SEM SE MACHUCAR

Quem nunca assistiu um filme de ação e se perguntou como fazem aquelas cenas arriscadas? Já cheguei a ouvir comentários no cinema dos mais leigos dizendo “nossa, como ela foi corajosa de fazer uma cena assim!”. Acontece que em alguns casos, os atores fazem para valer suas cenas complicadas, mas na maioria das vezes por uma questão de preservação física de cada um, são substituídos pelos seus DUBLÊS.

Dublês (nos créditos descritos como Stunt Double) são atores com um excelente preparo físico, preparados e ensaiados para executarem as cenas arriscadas no lugar dos atores titulares dos papéis, que não podem se machucar para não atrasar o cronograma da produção. São geralmente pessoas que tem forte semelhança física com os atores e que tem seus rostos substituídos pelos rostos dos atores através de computação gráfica.

Lutas, tiros, explosões, saltos, quedas de lugares altos, atropelamentos, mergulhos, batidas de carro, corridas de moto e até sexo são alguns dos exemplos de cenas em que os atores solicitam seus dublês. Mesmo assim, os atores se submetem a treinos intensos da modalidade que as cenas pedem, para gravar pelo menos os takes em que são necessários mostrar o rosto do ator junto com a ação. É o caso de Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu em As Panteras – as atrizes treinaram pesado manuseio de armas e artes marciais, conseguindo com isso realizar 80% das cenas, deixando o restante (e mais arriscado) para suas dublês.

Tem ainda os mais loucos, como Tom Cruise, que literalmente se jogou do prédio mais alto do mundo para gravar uma sequência de Missão Impossível 4 e Angelina Jolie, que topou gravar todas as suas cenas de Tomb Raider. Não podemos nos esquecer dos clássicos e inesquecíveis Jackie Chan, Chuck Norris e Bruce Lee, consagrados justamente por suas famas de realizarem todas as suas cenas, dando – literalmente – o sangue pela arte, muitas vezes se machucando gravemente durante as gravações.

Porém, os dublês não recebem o mesmo cachê que os titulares e nem o crédito à altura pelo trabalho. Nos créditos finais do filme, seus nomes aparecem em uma lista com todos os dublês, sem listar quem ‘dublou’ cada papel. O lado glamouroso do cinema também não é oferecido a eles, já que ninguém os reconhece nas ruas pelos seus trabalhos.

E você? Toparia ser dublê? Esse método também é utilizado em novelas e filmes, nas cenas de atropelamento, tiros e morte. Se você pratica algum esporte radical, luta ou gosta de se arriscar, fica a dica para tentar uma vaga!

Confira alguns dos atores com seus dublês e mate a curiosidade de ver quem realmente se arrisca para sua diversão:

faixa_rolo_cinema_pequeno

Fique ligado para as estreias da semana:

  • Rio Eu te Amo
  • O Doador de Memórias
  • Cavaleiros do Zodíado: A Lenda do Santuário
  • Winter – O Golfinho 2
  • 3 Dias Para Matar

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s