ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

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Em primeiro lugar, cabe a nós rever a definição saudável como aquela adequada as nossas necessidades biológicas e sociais da população em cada fase da nossa vida.

A alimentação saudável constitui em uma medida fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, como hipertensão, câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

Existem hoje 4 leis da alimentação que existem e que são primordiais para a nossa saúde onde podemos seguir e introduzir para a nossa vida.

São elas:

1. Quantidade

A quantidade de alimentos que ingerimos deve ser suficiente para cobrir as nossas exigências energéticas, de acordo com as características de cada pessoa.

2. Qualidade

Em sua refeição deve conter todos os nutrientes que o nosso corpo necessita.

3. Harmonia

Os nutrientes da nossa refeição devem ter uma proporção entre eles, ou seja, não deve ter muito de um e pouco de outro.

4. Adequação

A alimentação deve ser adequada e equilibrada a cada pessoa, respeitando a idade, condições de saúde, hábitos, nível de atividade física etc.

GUIAS ALIMENTARES

São gráficos que nos ajudam na alimentação de cada pessoa, servindo de orientação para o consumo saudável.

Hoje em dia o guia alimentar mais conhecido e utilizado é a PIRÂMIDE ALIMENTAR. Cada lugar se adequam de acordo com os hábitos alimentares de sua região.

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PIRÂMIDE ALIMENTAR

É um guia alimentar feito pelo Departamento de Agricultura dos EUA e traz 3 conceitos para a nossa alimentação: variedade, proporcionalidade e moderação.

Variedade

Estimula o consumo entre os grupos de alimentos que compõe a pirâmide e dentro de cada grupo. Nenhum grupo é mais importante que o outro, cada um tem a sua funcionalidade.

Proporcionalidade

Representa o tamanho de grupo e a quantidade de porções recomendadas. A ingestão de grupos maiores deve ser feita em menor quantidade.

Moderação

Representa o grupo das gorduras e açúcares, que está no topo da pirâmide. É preciso ter cuidado com esse aspecto e deve ser consumido com moderação.

No final das contas, a pirâmide alimentar nos orienta para:

  • Ingestão variada dos alimentos.
  • Refeição rica em vegetais, frutas, grãos e seus derivados.
  • Refeição pobre em gordura, principalmente a saturada e o colesterol.
  • Ter uma ingestão de açúcar moderada.

Aqui fica algumas dicas pra vocês que pretendem ter um hábito alimentar mais saudável:

  • Dê preferência a alimentos integrais.
  • Escolha os assados, cozidos ou grelhados em vez das frituras.
  • Reduza o consumo de frituras, massas, refrigerantes etc.
  • Tenha refeições em horários regulares, pelo menos ter de 5 a 6 refeições diárias.
  • Coma devagar, mastigue bem.
  • Alimento diet nem sempre tem um valor calórico baixo, preste atenção na hora da compra.

Fiquem de olho no  TE FALEI !!!

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Uma consideração sobre “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”

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