Classificação Indicativa: Entenda

Há muito se discute a classificação indicativa dos filmes. Muitos já sofreram na infância ou adolescência com aquele momento de tentar entrar nas salas para ver filmes impróprios, mesmo que só faltavam dias ou semanas para completarem a idade adequada. Hoje em dia, as leis mudaram muito e com a pirataria de filmes em nível avançado, ficou muito mais fácil de qualquer pessoa assistir a qualquer filme.

Esta semana mesmo fui assistir um filme impróprio para 16 anos e ao entrar na sala de cinema me deparei com crianças muito pequenas aguardando ansiosas e animadas para o início da sessão. Sem entender a situação, fui perguntar para o atendente se estava realmente na sala certa. Ele me perguntou o porquê e o questionei sobre a classificação indicativa do filme. O mesmo me esclareceu o que o próprio nome já diz: Classificação INDICATIVA. Vamos entender:

O processo de classificar um filme é muito simples. Existe uma comissão julgadora, intitulada CLASSIND, órgão pertencente à Coordenação de Classificação Indicativa (COCIND), do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação (Dejus) da Secretaria Nacional de Justiça. São cerca de trinta pessoas e pelo menos duas delas analisam as obras em questão, chegando a um consenso sobre o conteúdo, baseados nos temas Sexo, Violência e Drogas (temas considerados inadequados para crianças e adolescentes).

A partir dessas considerações, classificam a faixa etária de cada obra da seguinte maneira:

classificacao_livreLIVRE

São admitidos com essa classificação obras que contenham predominantemente conteúdos positivos e que não tragam elementos com inadequações passíveis de indicação para faixas etárias superiores a 10 anos, como os elencados abaixo:

  • Violência: Violência fantasiosa; presença de armas sem violência; mortes sem violência; ossadas e esqueletos sem violência.
  • Sexo e Nudez: Nudez não erótica.
  • Drogas: Consumo moderado ou insinuado de drogas lícitas.

classificacao_10anosNÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE            10 ANOS

Os seguintes conteúdos são admitidos:

  • Violência: Presença de armas com violência; medo/tensão; angústia; ossadas e esqueletos com resquícios de ato de violência; atos criminosos sem violência; linguagem depreciativa.
  • Sexo e Nudez: Conteúdos educativos sobre sexo.
  • Drogas: Descrições verbais do consumo de drogas lícitas; discussão sobre o tema “tráfico de drogas”; uso medicinal de drogas ilícitas.

classificacao_12anosNÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE            12 ANOS

Os seguintes conteúdos são admitidos:

  • Violência: Ato violento; lesão corporal; descrição de violência; presença de sangue; sofrimento da vítima; morte natural ou acidental com violência; ato violento contra animais; exposição ao perigo; exposição de pessoas em situações constrangedoras ou degradantes; agressão verbal; obscenidade; bullying; exposição de cadáver; assédio sexual; supervalorização da beleza física; supervalorização do consumo.
  • Sexo e Nudez: Nudez velada; insinuação sexual; carícias sexuais; masturbação; linguagem chula; linguagem de conteúdo sexual; simulações de sexo; apelo sexual.
  • Drogas: Consumo de drogas lícitas; indução ao uso de drogas lícitas; consumo irregular de medicamentos; menção a drogas ilícitas.

classificacao_14anosNÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE                  14 ANOS

Os seguintes conteúdos são admitidos:

  • Violência: Morte intencional; estigma/preconceito.
  • Sexo e Nudez: Nudez; erotização; vulgaridade; relação sexual; prostituição.
  • Drogas: Insinuação do consumo de drogas ilícitas; descrições verbais do consumo e tráfico de drogas ilícitas; discussão sobre “descriminalização de drogas ilícitas”.

classificacao_16anosNÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE           16 ANOS

Os seguintes conteúdos são admitidos:

  • Violência: Estupro; exploração sexual; coação sexual; tortura; mutilação; suicídio; violência gratuita/banalização da violência; aborto, pena de morte, eutanásia.
  • Sexo e Nudez: Relação sexual intensa.
  • Drogas: Produção ou tráfico de qualquer droga ilícita; consumo de drogas ilícitas; indução ao consumo de drogas ilícitas.

classificacao_18anosNÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE               18 ANOS

Os seguintes conteúdos são admitidos:

  • Violência: Violência de forte impacto; elogio, glamorização e/ou apologia à violência; crueldade; crimes de ódio; pedofilia.
  • Sexo e Nudez: Sexo explícito; situações sexuais complexas/de forte impacto (incesto, sexo grupal, fetiches violentos e pornografia em geral).
  • Drogas: Apologia ao uso de drogas ilícitas.

Para chegar à classificação final, o CLASSIND analisa os agravantes e atenuantes para compreender a gravidade que cada filme apresenta, tais como composição da cena, relevância, valorização do conteúdo negativo, insinuações, simulações, tentativas, motivação, contraponto, ironia, conteúdo histórico / esportivo / artístico / cultural ou científico, entre outros.

 As classificações influenciam diretamente na bilheteria arrecadada de cada filme. Os que forem classificados como “Não recomendado para menores de 18 anos” podem perder para os de 16 anos, pois os menores de 18 anos não poderão assistir e assim sucessivamente. Por isso, os estúdios e as distribuidoras encarregam-se de lançar os filmes com cortes, para atingir um público com classificação indicativa menor, deixando a Versão Sem Cortes (ou Versão Extendida, Versão do Diretor) apenas para o lançamento em Home Video. Em alguns casos, os responsáveis pela obra podem pedir uma revisão de classificação. O longa brasileiro Confissões de Adolescente sofreu com a classificação. Inicialmente, foi classificado para maiores de 12 anos, quando o estúdio pediu uma revisão, não atendida pelo CLASSIND. Porém, o público reclamou que o filme era apelativo e logo foi reclassificado para maiores de 14 anos.

Estas informações detalhadas de faixa etária estão disponíveis no próprio site do CLASSIND, mas podem ser encontradas sempre nas bilheterias e sites de programação, além de cada cartaz exposto no cinema ter a faixa etária indicada anexada no canto inferior.

Isso foi um pesadelo na minha adolescência. No auge das minhas primeiras saídas sozinho com os amigos, sofremos muito sendo barrados em A Bruxa de Blair, Pânico, Segundas Intenções e até mesmo em Titanic, filmes no qual só podíamos assistir com nossos pais. Claro que dávamos nossos “pulos” e conseguíamos sempre assistir.

Voltando ao início do post, no fim das contas compreendi que a classificação apenas INDICA a faixa etária, cabe ao pai ou responsável decidir o que seu filho pode ou não pode assistir. A única restrição é para os Menores de 18 anos, onde nem com os pais as crianças entram.

E para quem estava curioso com o filme em questão no início do post, era a comédia SEX TAPE – PERDIDO NA NUVEM, com Cameron Diaz, Jason Segel, dirigida por Jake Kasdan, onde a temática inteira do filme gira em torno do sexo. Os atores aparecem simulando cenas (engraçadíssimas porém pesadas para crianças e adolescentes) sexuais e falando palavrões em 70% do filme. Confesso que me senti em uma situação embaraçosa, as crianças perguntando em voz alta o que estava acontecendo enquanto os pais riam das cenas. E é esse o absurdo em questão. O filme não ser impróprio para menores de 18 anos e os pais ali presentes fazendo do constrangimento alheio uma diversão em família!

faixa_rolo_cinema_pequeno

Indicações de filme da semana:

estrelas_cine5  LUCY  |  Direção: Luc Besson – Com Scarlett Johansson, Morgan Freeman, Min-Sik Choi e Arm Waked – Um dos melhores filmes do ano, inteligente, intrigante, tenso, com excelentes performances e muito bem realizado! Scarlett Johansson fantástica!

estrelas_cine3  NO OLHO DO TORNADO | Direção: Steven Quale – Com Richard Armitage, Sarah Wayne Callies e Matt Walsh – Suspense catástrofe legal, prende pelos bons efeitos e muita tensão, mas com uma trama previsível, desnecessária e muito fraca.

estrelas_cine4  SEX TAPE – PERDIDO NA NUVEM  | Direção: Jake Kasdan – Com Cameron Diaz, Jason Segel e Rob Lowe – Uma boa comédia divertidíssima, atual, surpreendente, com muitas trapalhadas. Garante muitas gargalhadas!


Estreias da semana nos cinemas:

  • Hércules
  • Anjos da Lei 2
  • Se eu Ficar
  • De Menor
  • Bem Vindo à New York
Anúncios

3 comentários em “Classificação Indicativa: Entenda”

  1. Mto legal! Sempre quis entender mais sobre essas classificações. So nao compreendo porque na rede globo sempre passa antes de iniciar um programa em libras, e depois todo conteudo nao… Tem alguma exigencia sera? : /
    Enfim, amei as indicaçoes de filmes! Ideia show, excelente!

    Curtir

    1. Oi Di! No caso da televisão, cada classificação tem um horário exato que é permitida a exibição. E quando a emissora for exibir o filme, ele é reclassificado. Varia muito… Quanto às indicações, assista LUCY! É fodaaaaaaaaa!!!

      Curtir

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s