Lançamento do Blog e algumas dicas para cobrir um evento

Um dos objetivos do meu espaço aqui no blog, é dividir meu conhecimento e minhas experiências pessoais nesse universo da fotografia. Entre minhas principais atividades como fotógrafo está a cobertura de eventos. Hoje quero mostrar a forma como eu faço, o que considero importante e dar algumas dicas sobre como cobrir um evento.

Organize-se e Planeje

O planejamento começa bem antes do evento. pesquise, conheça o lugar, o tipo de luz e o tipo de ambiente. O local que escolhemos para o lançamento do blog usava luzes fracas e mantinha o ambiente escuro para criar um clima para seus frequentadores. Como eu ainda não possuo um flash para minha câmera, perdi muitas fotos por falta de iluminação.

Separe e verifique todo o equipamento que você vai precisar. Suas baterias estão carregadas? Seus cartões de memória estão limpos e formatados? E as configurações da sua câmera? É muito comum você chegar em um trabalho e começar a fotografar com as configurações utilizadas no trabalho anterior. Evite essa situação, ao terminar de fotografar, “limpe” as configurações da sua câmera, estabeleça uma configuração padrão da qual você vai partir sempre. (se isso aconteceu, não conte pra ninguém)

Detalhes e Decoração

Alguém teve muito trabalho para organizar e decorar o ambiente. como você chegou cedo, você vai conseguir fotografar todos os mínimos detalhes e caprichos da forma como a pessoa que fez a decoração planejou, sem interferência dos convidados.

Essa etapa é uma das mais importantes. Aqui, meu objetivo é ambientar o evento, quero que quem estava lá se lembre exatamente daqueles detalhes, e quem não esteve presente consiga se sentir lá. Quando você for apresentar as suas fotos de qualquer evento, essas são as fotos que deverão vir primeiro. Para o lançamento do blog, nosso Chef Alan preparou um bolo, brigadeiros de colher, pirulitos. Nossos colunistas Eddie e Alessandra criaram cartões de visita e imãs de geladeira e placas com frases e com nosso logo. Todos investiram muito tempo e esforço para recerbermos nossos convidados, e isso tem que ser registrado e reconhecido. Trasnportando qualquer um que veja essas fotos para aquele dia, naquele lugar.

Chegada dos convidados

Assim como nós nos preparamos para receber nossos amigos, nossos amigos se preparam para nos prestigiar. Nosso lançamento acnoteceu em uma sexta-feira, muitos correram do trabalho para casa  para se arrumarem antes do evento, eles merecem que seus primeiros registros sejam de sua chegada ao local. Para entender o motivo, observe qualquer pessoa na chegada para um casamento, depois procure-a na saída…

Interações

Estávamos em 8 homenageados, cada um de nós convidou seus amigos e familiares. Para um evento como esse queremos registrar a presença daqueles que convidamos e mostrar nosso agradecimento. Esse é o momento do: “Vamos tirar uma foto juntos”, “Cadê o moço com a câmera pra tirar uma foto nossa?”. Também é o momento do “Ai, amiga!” e das fotos em grupo.

interaja você também com cada convidado que fotografar, converse, seja gentil e atencioso, aja com educação em todos os momentos. Assim você vai conseguir com que as pessoas se soltem na sua presença e não acabem parecendo tensas e apreensivas em todas as fotos. É uma opção minha interagir diretamente com as pessoas, assim podem surgir idéias, momentos mais descontraídos e brincadeiras entre os convidados que resultarão em registros únicos e criativos.

Momentos Espontâneos

Aqui você terá mais liberdade, procure fotografar sem que as pessoas percebam, em momentos em que estejam descontraídas, conversando entre si e interagindo interagindo com o local, dançando, comendo, conversando, bebendo. Fique atento às expressões corporais enquanto as pessoas conversam. Você vai encontrar momentos únicos que os envolvidos vão adorar por terem sido registrados.

Homenageados

Todo evento tem um homenageado. Esse é o momento do Parabéns, do Buquê ou um discurso. É o clímax do evento, é o momento mais importante é pra isso que todos se reuniram, e o que todos estavam esperando, e merece um registro à altura. Aqui todos os convidados se tornarão fotógrafos, por isso, as suas fotos terão que ser únicas e se sobressair.

…e mais detalhes

Hora de ir embora, mas antes, faça mais algumas fotos de detalhes que você perdeu. Toda a atividade humana deixa pistas. Descubra-as.

Agora o mais importante: Tente fotografar o mínimo possível. Volte para casa com poucas fotos, procure registrar tudo de uma forma única, tente resumir a noite em algumas fotos, não em 500. Pense mais na qualidade e menos na quantidade.

Essa é a forma como eu penso, como eu fotográfo, é o que eu considero importante para ser registrado. Mas com certeza cada um tem uma forma única de criar um registro. Lembre-se, estamos contando uma história com nossas imagens, descubra a sua linguagem. Se você tem algo a acrescentar ou formas diferentes de pensar, comente aí em baixo!

Anúncios

4 comentários em “Lançamento do Blog e algumas dicas para cobrir um evento”

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s