Imóveis – Diferença entre Preço de Custo e Preço Fechado

Imóveis, Diferença entre Preço de Custo e Preço Fechado

Na hora de comprar um imóvel, seja para morar ou para investir é imprescindível saber como a construtora trabalha.

Construtoras que trabalham com “Preço Fechado” são mais comuns e o imóvel tende a ter um acabamento inferior. Para vender o imóvel a construtora cria um “memorial descritivo”  que deve descrever o que irá conter no imóvel quando pronto, e normalmente existe duas ou três opções de produtos que serão utilizados, alguns de menor valor e consequentemente menor qualidade. Isso será decidido no andamento da obra, de acordo com a disponibilidade de mercado dos produtos e obviamente com a movimentação financeira da obra, se faltar dinheiro o acabamento acaba sendo comprometido, se estiver dentro do previsto, o acabamento pode ser melhor.

Construtoras que trabalham com o famoso “Preço de Custo” são ideais para quem quer comprar um imóvel com acabamento de alto padrão, isso se deve ao fato de que a construtora neste cenário trabalha por uma participação de todos os valores gastos na obra, consequentemente os materiais empregados serão de primeira qualidade e de maior valor agregado para que a participação também seja  maior no final da obra.  Não é incomum que neste caso as construtoras entreguem os imóveis com muita tecnologia nos apartamentos, decoração de área comum assinada por arquitetos renomados e materiais importados e sofisticados, lembre que quem está pagando por isso é o comprador e a construtora continua recebendo sua participação.

No preço fechado é a construtora que está vendendo o imóvel para o comprador existindo assim uma relação de compra e venda, já o preço de custo é caracterizado um grupo de pessoas com o mesmo interesse de construir um imóvel, que estão contratando uma construtora para realizar a obra, existindo assim uma relação de prestação de serviços.

Na hora de comprar o seu imóvel fique atento, tenha o cuidado de saber como trabalha a construtora, se tem algum problema na justiça com seus clientes, e, na minha opinião, ao contrário do que se pensa, se a construtora não tiver problema nenhum com clientes anteriores, isso pode ser sinal de que tem alguma coisa errada, não é possível agradar a todos o tempo todo.

Comprar um imóvel direto com a construtora, pode ser muitas vezes um comportamento ingênuo, o ideal, é comprar através de um corretor, de uma imobiliária que não pertença a construtora e que irá se responsabilizar juntamente com as partes pelo contrato, muitas vezes amparados pelo departamento jurídico da própria imobiliária.

Abraço a todos e até a próxima semana…

Eddie Gomes
“Seu Colunista de Quinta”…  feira, é claro!

Anúncios

Comente este Post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s